Um grupo de alunos da cidade de Nova York, Estados Unidos, participou de uma Feira de Ciências um pouco diferente, onde os trabalhos eram expostos no meio da rua, ao ar livre. Robôs, criações em Lego, ferramentas que resolvem problemas com rapidez e labirintos fazem parte dos projetos expostos pelos alunos.
A “Feira de Rua Nerd” (ou “Geek Street Fair”, em inglês), que contou com o patrocínio do Google, foi organizada através de uma parceria entre as escolas e o Departamento de Desenvolvimento da Juventude e Comunidade da cidade de Nova York.
Segundo um representante do departamento, esta iniciativa procura aproximar os jovens de áreas como a ciência, matemática, tecnologia e engenharia. “Para alguns jovens, a possibilidade de trabalhar em grandes empresas como o Google e Facebook pode não chegar tão cedo, portanto estamos introduzindo novas tecnologias e conceitos para que estejam preparados para o futuro”, destaca.
Mais de 600 crianças de diversas regiões da cidade visitaram o evento, que aconteceu no Hudson River Park na última quarta-feira, 31. Experimentos simples fizeram com que os visitantes se aproximassem da tecnologia e não ficassem apenas olhando. “Coisas simples como pegar uma lâmpada LED e conectar em uma bateria para que ascenda pode ser realmente divertido para as crianças pequenas”, afirma Lorraine Yurshansky, 30, funcionária do Google presente no evento.
Um grande labirinto também foi montado pelo Museu da Matemática, que incentivava os alunos a encontrar a saída sem virar à esquerda no caminho. Um desafio para encontrar a solução de cubos mágicos também fez parte da Feira. Ao mesmo tempo, Thomas Sullivan, líder da exibição, desmontava os cubos e mostrava o funcionamento do sistema lógico do brinquedo.
# Brasil vai sediar conferência internacional sobre Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia
# Jogo leva aluno a resolver problemas da vida real
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular