O inglês já pode ser considerado um requisito mínimo para a maioria dos cargos dentro das empresas. Falar inglês fluente já não é um diferencial, e sim uma exigência. Mesmo com as aulas tradicionais, o convívio com um estrangeiro ou até mesmo uma experiência de intercâmbio podem ser o segredo para aprender realmente o idioma.
De acordo com o último censo realizado na Inglaterra, uma grande parte das pessoas que visita o país sabe inglês básico ou muitas vezes não tem nenhum domínio do idioma. Segundo o levantamento, 726 mil pessoas afirmaram não falar inglês corretamente e 138 mil disseram não ter conhecimento algum do idioma. Em Londres, cerca de 22% dos entrevistados afirmaram usar uma língua diferente do inglês para se comunicar.
Muitos especialistas afirmam que o contato com o idioma é essencial para que o estudante aprenda o inglês da forma que ele é utilizado pelos nativos. O acento de muitos estrangeiros também pode ser uma grande barreira para aprender o idioma, já que por mais que saibam se comunicar e interpretar o idioma, será difícil falar inglês fluente, como um nativo.
Segundo Dot Powell, diretora do Conselho Britânico (British Council), os adultos têm mais facilidade em ler e escrever em inglês, enquanto as crianças aprendem a falar e escutar mais rapidamente. “As escolas já estão introduzindo um currículo novo, onde ensinam inclusive as tendências atuais do idioma e suas gírias”, destaca.
A diretora também afirma que o nível de escolaridade do estudante pode ajudar a entender mais facilmente o idioma e a cultura dos países. “Se você fala outros idiomas e conhece outras culturas terá facilidade em aprender inglês”, completa.
Intercâmbio
O intercâmbio e o contato com pessoas de outros países deve ser uma meta a ser cumprida para aqueles que querem falar inglês fluente. Para aqueles que não têm condições ou tempo de viajar para fora, há centenas de programas que permitem hospedar um estudante de outro país em sua própria residência, o que pode contribuir bastante para o aprendizado do idioma.
# Programa oferece bolsas de estudo entre Brasil e Uruguai
# Inep abre inscrições para exame de proficiência em língua portuguesa
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular