De 22 a 26 de julho, um grupo de professores do ensino fundamental e médio aprende na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos/SP, como utilizar a tecnologia espacial dentro da sala de aula. O curso é realizado anualmente pelo INPE durante o recesso escolar de julho.
Nesta edição participam 41 professores do Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O curso ensina conceitos de sensores e satélites, como se formam as imagens, escala cartográfica e outros fundamentos do sensoriamento remoto.
Durante a semana são apresentados exemplos do uso escolar das imagens de satélites, bem como as aplicações da tecnologia espacial na agricultura, no estudo do espaço urbano, da vegetação e de bacias hidrográficas. No total, são 40 horas de aulas teóricas e atividades de campo e laboratório.
A iniciativa tem como objetivo popularizar e difundir a tecnologia espacial na sociedade para que as novas gerações tenham mais condições de se manterem competitivas frente às inovações do mercado de trabalho.
O treinamento é promovido pela Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE, com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do programa AEB Escola. Os professores que prepararem um projeto e aplicarem a teoria aprendida em sala de aula poderão solicitar um certificado que atesta essa atividade.
# Projeto chileno pretende melhorar a imagem do professor
# Google cria balões para levar internet a lugares remotos da Terra
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular