A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo lançou no início desta semana uma plataforma que permite com que deficientes visuais e auditivos possam acessar os cursos de inglês online através de um computador pessoal. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de julho através do site da Secretaria. O curso estará disponível a partir do dia 1º de agosto.
O curso de inglês online pode ser acessado de qualquer computador e também nas salas do Acessa Escola, onde todas as máquinas possuem um software leitor de tela que permite que usuários cegos ou com baixa visão utilizem o equipamento.
A carga horária do curso é de 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um. No total, serão oferecidas 4 mil vagas para estudantes com deficiência visual e auditiva que cursam o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual.
A plataforma adaptada para os deficientes conta com recursos de acessibilidade em todo o conteúdo, inclusive nos vídeos e fotos, com audiodescrição – para as pessoas cegas e com baixa visão – e legenda e janelas de libras (língua brasileira de sinais) – voltado aos surdos e alunos com deficiência auditiva.
Os alunos que se inscreverem e acessarem os cursos terão a oportunidade de tirar suas dúvidas e serem guiados por tutores que acompanham os participantes via bate-papo com hora marcada e acompanhamento pessoal agendado, de acordo com a demanda. Estes profissionais também estarão aptos a auxiliar os alunos com deficiência.
# Site de cursos online vai oferecer planos de estudo individualizados
# Cresce número de alunos com mais de 40 anos nos supletivos de São Paulo
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular