Com o avanço dos aparelhos eletrônicos e o desenvolvimento da chamada “geração Z”, fica cada vez mais difícil fazer com que o aluno deixe o celular, tablet ou qualquer outro dispositivo de lado para concentrar-se totalmente no conteúdo aplicado em sala de aula.
As crianças de hoje já cresceram com acesso à internet, têm celular, conta no Facebook e preferem se comunicar pelo chat das redes sociais ao invés de uma mensagem SMS ou até mesmo uma ligação. São os famosos “nativos digitais”, jovens que não conseguem se concentrar durante um longo período de tempo, o que acaba sendo um grande problema em sala de aula.
Segundo uma pesquisa feita pelo centro de pesquisa americano Pew Research Center, 77% de um total de 2500 professores entrevistados acredita que a internet tem um impacto positivo no aprendizado do jovem, no entanto 87% afirmam que as tecnologias atuais fazem com que o estudante perca a atenção facilmente.
Para auxiliar os professores em sala de aula, separamos 6 dicas de profissionais da educação que podem ajudar a deixar seus alunos mais concentrados dentro da escola:
#1 – O pedagogo Philippe Meirieu acredita que o professor deve criar um enigma para provocar o desejo de aprender dos alunos. Segundo ele, é preciso dar uma introdução do conteúdo em sala de aula e depois despertar o interesse dos jovens em continuar aprendendo sobre aquele assunto através de outros meios.
#2 – A professora inglesa Cristina Madden acredita que terminar a aula com uma pergunta e fazer com que os estudantes corram atrás da resposta pode ser uma boa forma de aprendizado. Segundo ela, também é preciso aproximar o estudante de materiais interativos, como programas de computadores, jogos e instrumentos musicais.
#3 – Por sua vez, Marta Libedinsky, investigadora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, destaca que o professor deve adaptar seu conteúdo a novos recursos e também provar estratégias diferentes em sala de aula para ver qual o melhor método a ser adotado. Marta afirma que é preciso esquecer o modelo pedagógico tradicional.
#4 – Outra técnica é utilizar os próprios recursos dos jovens para ensinar. A professora argentina Ana María Sánchez utiliza a tecnologia que está ao alcance dos alunos para complementar o conteúdo aprendido em sala de aula. Um exemplo foi a elaboração de poemas coletivos através de mensagens SMS enviadas entre os alunos ou também a introdução a obras de artes através de fotos tiradas pelo celular.
#5 – O filósofo Nicholas Burbules acredita que é preciso adaptar o conteúdo à realidade do jovem atual. Segundo ele, os jovens precisam saber onde irão aplicar cada um dos conteúdos aprendidos e cabe ao professor criar formas dinâmicas de mostrar a aplicação real da teoria explicada em sala de aula.
#6 – A última dica é da psicanalista Beatriz Janín, que acredita que os professores devem se preocupar mais com os sentimentos do aluno e entender a razão de algumas ações, como por exemplo, quando falta na aula. Beatriz também afirma que o professor deve ensinar os alunos a aprenderem com os erros, já que quando o desempenho de um aluno cai em sala de aula por falta de domínio do conteúdo, muitas vezes ele não é motivado a melhorar ou mudar sua linha de pensamento.
Fonte: Clarin
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