Uma iniciativa da Secretaria da Educação de São Paulo está levando o cinema para as salas de aula de escolas públicas estaduais. O “Cinema vai à Escola” aproxima tanto as produções nacionais quanto as internacionais dos estudantes e professores do ensino médio.
Antes de receberem as caixas com os filmes, representantes das diretorias de ensino participam de um treinamento técnico e também recebem roteiros de trabalho específicos para cada título. Além de uma ficha técnica completa do filme, o professor também recebe um material com curiosidades e dicas de aplicação da obra em sala de aula.
Nesta edição, foram escolhidos seis filmes para trabalhar em sala de aula: Filhos do Paraíso, O Brasil da pré-história, Os melhores dias de nossas vidas, Matar ou Morrer, O Visitante e A Montanha dos 7 Abutres.
A seleção de cada obra é feita pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e leva em conta a escola cinematográfica, a diversidade de gêneros e a capacidade de mostrar a realidade de outros países.
A iniciativa faz parte do Programa Cultura é Currículo, uma estratégia do governo estadual para fortalecer o ensino por meio de novas formas. Desde sua criação em 2008, o “Cinema vai à Escola” já distribui 22.794 cópias de 52 diferentes títulos.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular