O Ministério da Educação (MEC) afirmou nesta quarta-feira, 19, que vai elaborar uma base curricular comum para implantar em todas as escolas brasileiras. A notícia foi dada pelo secretário de educação básica, Romeu Caputo, durante audiência na Câmara dos Deputados.
De acordo com o secretário, já existem diretrizes gerais feitas pelo MEC, no entanto o órgão quer se aprofundar no assunto e mostrar a todos os estudantes brasileiros quais são seus direitos de aprendizagem.
Segundo a lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, o governo federal, em conjunto com o Conselho Nacional de Educação, deve definir uma base nacional curricular. Ao assinar o compromisso, Caputo baseou-se no Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece direitos e objetivos de aprendizagem para a educação básica.
Além de falar sobre a base curricular das escolas, o secretário também destacou os resultados e os próximos passos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Segundo ele, mais de 350 mil professores alfabetizadores estão recebendo bolsa de R$200 para capacitação. Caputo destacou também que até agora sessenta milhões de livros didáticos, obras literárias e jogos pedagógicos foram distribuídos aos alunos do 1º, 2º e 3º ano das escolas de ensino fundamental.
Outra das metas do PNE é ampliar o atendimento das creches. Ao citar o andamento desta etapa, Caputo destacou que a meta é entregar cerca de seis mil novas creches até 2014, no entanto o governo espera bater essa meta e chegar à marca de 8.685 creches até o final do prazo.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular