A
comissão mista do Congresso Nacional que analisa o Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
aprovou a Medida Provisória nº 586, de 8 de
novembro de 2012, que prevê a adoção de
medidas destinadas a promover a alfabetização das
crianças brasileiras até os oito anos de idade ao
final do terceiro ano do ensino fundamental. A MP trata do apoio
técnico e financeiro da União a estados e
municípios.
Entre as medidas estabelecidas pela MP está a oferta de
cursos de capacitação para professores, de bolsas
para professores alfabetizadores e de prêmios para escolas e
docentes. O dispositivo legal prevê a
aplicação de um exame nacional ao fim da terceira
série do ensino fundamental para avaliar o desempenho dos
alunos.
Com investimento de cerca de R$ 3 bilhões, o pacto
é uma articulação inédita
com todos os secretários estaduais de
educação e mais 5,3 mil municípios.
Sua abrangência envolve aproximadamente 8 milhões
de estudantes nos três primeiros anos do ensino fundamental,
distribuídos em 400 mil turmas de 108 mil escolas da rede
pública do país.
O eixo principal do pacto é a oferta de cursos de
formação continuada a 360 mil professores
alfabetizadores, com tutoria permanente e auxílio de 18 mil
orientadores de estudos, capacitados em 36 universidades
públicas. O Ministério da
Educação distribuirá mais de 60
milhões de livros didáticos, além de
jogos pedagógicos.
O esforço coordenado tem a finalidade de reverter o atual
cenário do país, em que a média
nacional de crianças não alfabetizadas
até os oito anos chega a 15,2%, de acordo com dados do Censo
de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE).
O texto da Medida Provisória nº 586/2012 segue
agora para apreciação pelos plenários
da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. As regras do
pacto foram estabelecidas pela Portaria nº 867, de 4 de julho
de 2012, publicada no Diário Oficial da União de
5 de julho de 2012, seção 1, páginas
22 e 23.
Assessoria de Comunicação Social, com
informações da Agência Câmara
Fonte:
MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18465).