Língua Portuguesa: Jornal na sala de aula reforça conhecimentos dos estudantes - 27/11/2012 08:20:18
A
necessidade de dominar a língua portuguesa para melhorar a
interação entre as pessoas torna a disciplina
muito importante na Escola Municipal Genildo Miranda. Localizada na
área rural de Mossoró, Rio Grande do Norte, a
instituição tem 146 estudantes matriculados em
turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental.
“O domínio da língua materna
é de fundamental importância para a
comunicação e interação
entre as pessoas”, diz a professora Elisabeth Marques,
coordenadora pedagógica da unidade de ensino.
“Nesse sentido, nossa escola investe em atividades de
leitura, compreensão e produção de
textos.”
Com experiência de 26 anos de magistério, 21 dos
quais na sala de aula, como professora polivalente em turmas do
primeiro ao quinto ano e da educação infantil,
Elisabeth tem especialização em linguagens e
educação. Ela explica que a escola dá
ênfase à leitura. Tanto que, este ano, desenvolveu
o projeto Leitura e Escrita, um Compromisso de Todas as Disciplinas.
Durante as aulas, os estudantes participam de diferentes atividades,
com livro didático e caderno e também com
computadores, no laboratório de informática.
Na mesma escola, a professora Jeane Mendes Pinheiro usa jornais nas
aulas. Segundo ela, além de tornar as aulas de
língua portuguesa mais descontraídas, os
periódicos contribuem para a aprendizagem, pois contemplam
vários gêneros textuais. “Os resultados
são os melhores possíveis”, diz Jeane,
que leciona a turmas do sexto ao nono ano.
Sempre que ensina um conteúdo, Jeane leva jornais
à sala de aula para que os estudantes façam
leitura espontânea. Ao verificar que todos estão
envolvidos no processo, ela pede que identifiquem temas relacionados
aos conhecimentos gramaticais inseridos na leitura. “Eles
vão reconhecendo as classes gramaticais de forma bem
interessante, seja um substantivo, um adjetivo, um pronome”,
destaca. “E a aprendizagem vai ocorrendo naturalmente. Os
jornais oferecem informações que enriquecem os
conhecimentos dos alunos e os tornam leitores proficientes.”
Formada em letras, com experiência de dez anos no
magistério, a professora também usa nas aulas
recursos como debates, rodas de leitura e
produção de textos.
Livro — De acordo com o diretor da escola, Luciano Ricardo
Lima, os professores sempre aplicam novas metodologias para
alcançar bons resultados na aprendizagem dos alunos. Assim,
textos e histórias em quadrinhos produzidos pelos estudantes
serão transformados em um livro, que fará parte
do acervo da biblioteca da instituição.
Há nove anos na direção dessa escola,
Lima é formado em letras, com
especialização em gestão escolar.
Fátima Schenini
Fonte:
MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18259).