O
II Concurso ?Meu Filme, Minha Vida? está em sua reta final.
Ele está acontecendo nas escolas municipais de Votorantim
contempladas pelas Oficinas de Cinema, dentro do Programa
Educação em Tempo Integral.
No decorrer do concurso, os alunos tiveram contato com
vídeos, documentários, filmes, informativos,
notícias e até fizeram uma visita ao Centro de
Atendimento ao Idoso. Assim, a partir da reflexão
proporcionada por esses conteúdos e vivências,
puderam escrever, em cada escola e de forma cooperativa, um Tratado de
Compromisso com a Sustentabilidade. Além disso, produziram
curtas-metragens com a temática voltada para o respeito aos
idosos e a troca de experiência entre
gerações.
Até o próximo dia 11 de outubro, esses documentos
passarão pelas mãos de uma comissão
formada por educadores, representantes da Secretaria de Cultura e
Secretaria de Educação, que irão
eleger os três primeiros colocados.
“O interessante do concurso foi que o foco não
ficou apenas no meio ambiente. Quando falamos de sustentabilidade,
temos que perceber que o assunto é muito mais amplo. Por
isso, o foco foi no respeito aos idosos e nessa troca de
experiências. A nova geração precisa
reconhecer o valor que as pessoas de mais idade têm para
nossa vida e sua importância para a sociedade. Acredito que,
desse modo, a Oficina de Cinema vem contribuir para formar
crianças conscientes, que respeitam as
diferenças, sejam elas de idade, religião ou
raça”, diz a mediadora de Cinema e
Educação, Mariana Araújo.
“Nós vamos ter que enfrentar muitos desafios como
à falta de água, alterações
climáticas e muito mais, como já está
acontecendo. Para mudar essa situação, temos que
preservar a natureza e evitar o desperdício, ajudando a
fauna e a flora, reciclando, reduzindo o excesso de fumaça
nas fábricas. E é muito importante o respeito aos
mais velhos”, comenta a aluna Giulia Carrara do 4º
Ano A da EMEF Betty de Souza Oliveira.
Todas as escolas participantes do II Concurso “Meu Filme,
Minha Vida” receberão os DVDs com os curtas
produzidos e os tratados para fixá-los na unidade escolar, a
fim de disseminar para toda a escola o compromisso desses alunos com a
sustentabilidade.
Os três primeiros colocados receberão ainda um
certificado e terão seus textos publicados no site
www.planetaeducacao.com.br.