A
quantidade de matrículas de pessoas com
deficiência na educação superior
aumentou 933,6% entre 2000 e 2010. Estudantes com deficiência
passaram de 2.173 no começo do período para
20.287 em 2010 — 6.884 na rede pública e 13.403 na
particular. O número de instituições
de educação superior que atendem alunos com
deficiência mais que duplicou no período, ao
passar de 1.180 no fim do século passado para 2.378 em 2010.
Destas, 1.948 contam com estrutura de acessibilidade para os estudantes.
No orçamento de 2013, o governo federal vai destinar R$ 11
milhões a universidades federais para
adequação de espaços
físicos e material didático a estudantes com
deficiência, por meio do programa Incluir. O valor
é quase quatro vezes maior em relação
ao investimento deste ano, de R$ 3 milhões.
O Incluir tem como objetivo promover ações para
eliminar barreiras físicas, pedagógicas e de
comunicação, a fim de assegurar o acesso e a
permanência de pessoas com deficiência nas
instituições públicas de ensino
superior. Até 2011, o programa foi executado por meio de
chamadas públicas. Desde 2012, os recursos são
repassados diretamente às universidades, por meio dos
núcleos de acessibilidade. O valor destinado a cada uma
é proporcional ao número de alunos.
Entre 2013 e 2014, o governo vai abrir 27 cursos de letras com
habilitação em língua brasileira de
sinais (libras) nas universidades federais, uma em cada unidade da
Federação. Além disso, o Instituto
Nacional de Educação de Surdos (Ines) vai ofertar
mais 12 cursos de educação bilíngue
(português–libras) a partir do próximo
ano.
Para dar suporte de recursos humanos aos novos cursos nas universidades
federais, será autorizada a abertura de 229 vagas de
professores e 286 de técnicos administrativos. As
ações fazem parte do eixo
educação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa
com Deficiência – Viver sem Limite, que envolve
diversos ministérios para promover a inclusão,
autonomia e direitos das pessoas com deficiência.
Assessoria de Comunicação Social
Fonte:
MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18124).