Educação Básica: Avaliação do Ideb aponta avanços e cumprimento de metas de 2005 a 2011 - 15/08/2012 09:01:58
A
educação brasileira avançou nos
últimos anos. É o que aponta o índice
de desenvolvimento da educação básica
(Ideb) de 2011. O Brasil, de acordo com os dados, atingiu as metas
estabelecidas em todas as etapas do ensino básico
— anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino
médio.
Nos anos iniciais, o Ideb nacional alcançou 5,0. Ultrapassou
não só a meta para 2011 (de 4,6), como
também a proposta para 2013, que era de 4,9. Nessa etapa do
ensino, a oferta é prioritariamente das redes municipais,
que concentram 11,13 milhões de matrículas, quase
80% do total. O Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental da
rede municipal foi calculado em 5.222 municípios. A meta
para 2011 foi alcançada por 4.060 deles (77,5%).
Em 2005, quando o Ideb foi calculado pela primeira vez, 57,55% das
crianças nos anos iniciais estavam matriculadas em escolas
municipais de redes de ensino com avaliação
abaixo de 3,8 — média nacional de
então. Com a evolução consistente do
indicador nos últimos anos, o percentual caiu para 17,09% em
2011. Em 2005, mais de 7,1 milhões de crianças
estudavam nas escolas com o Ideb mais baixo (até 3,8). Esse
número caiu para 1,9 milhão em 2011.
Com relação aos índices de
avaliação mais elevados, ainda nos anos iniciais,
consideradas as matrículas de redes municipais com Ideb
acima da meta de 5,0, o registro era de 2,87% das crianças
(cerca de 350 mil matrículas). Em 2011, o percentual saltou
para 38,04%, com 4,2 milhões de estudantes acima da meta
estabelecida.
Finais — Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb
nacional atingiu 4,1 em 2011 e ultrapassou a meta proposta, de 3,9.
Considerada tão-somente a rede pública, o
índice nacional chegou a 3,9 e também superou a
meta, de 3,7.
Assim como nos anos iniciais, a evolução
constante do Ideb nos anos finais do ensino fundamental garante o
aumento da proporção de matrículas nas
faixas de índice mais elevado. Em 2005, 56,20% dos
estudantes da rede pública (7,5 milhões)
concentravam-se em faixas de Ideb inferiores a 3,4. Em 2011, o
percentual caiu para 26,59% (3,2 milhões de
matrículas). Redes com Ideb acima de 4,5 atendiam pouco mais
de 300 mil estudantes (2,44%). Agora, abrangem mais de 2
milhões (17,17% do total de matriculados).
De todos os municípios (cerca de 4,3 mil) submetidos
à avaliação do Ideb para os anos
finais do ensino fundamental, 62,5% atingiram as metas, que foram
superadas também em todas as regiões do
país.
Médio — Em termos nacionais, incluídos
ensino público e particular, foi igualada em 2011 a meta
para o ensino médio, de 3,7. O indicador é obtido
pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Básica (Saeb) e pela taxa
média de aprovação percentual.
Assessoria de Comunicação Social
Fonte:
MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18013).