Software traz mudanças e melhorias para as aulas de inglês
O Programa Educação em Tempo Integral, um grande sucesso em 2011 nas escolas da rede municipal de ensino de Votorantim, começa o ano de 2012 com novidades. Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I que participam das oficinas de inglês, por exemplo, aprendem matemática e educação financeira no segundo idioma.
Nas oficinas, os estudantes adquirem conhecimentos em matemática, porém os números e símbolos são todos usados em inglês. Para as noções de educação financeira, os alunos fazem uma reflexão sobre como usam o dinheiro no dia a dia – um dos temas trabalhados; e após essa reflexão, constroem diálogos em inglês.
“Estes diálogos, envolvendo assuntos em que o raciocínio matemático está presente, podem ser usados em situações reais, como fazer compras em uma loja ou ir a um restaurante. Em todas as situações, os alunos trabalham a resolução de problemas usando a oralidade na língua inglesa. Além disso, todas as oficinas contam com o uso da tecnologia por meio de softwares interativos e de última geração”, explica Simone Sanaiotte, coordenadora do Programa Línguas Estrangeiras da Planeta Educação, empresa que desenvolve diversos projetos de educação inovadores em Votorantim, em parceira com a Secretaria de Educação.
Em todas as oficinas do Programa Educação em Tempo Integral, o foco das aulas é a oralidade, através de atividades de interação como teatro, músicas e jogos. Em 2011, o alto índice de frequência dos alunos e o pedido dos diretores de escolas para que as oficinas de inglês fossem mantidas em 2012, comprovam o sucesso desta experiência inovadora, que promove uma ampla integração nos diversos campos do conhecimento, proporcionando uma aprendizagem rica e integral.
Além das oficinas de Inglês e Matemática Inteligente, as escolas municipais de Votorantim que oferecem o Programa Educação em Tempo Integral contam com oficinas de Alfabetização e Letramento, Informática Educacional, Cinema, Artes Visuais (teatro e dança) e Esportes (futsal, jogos de mesa, recreação, capoeira e judô). No período da manhã, as atividades acontecem das 8h às 12h e, à tarde, das 13h às 17h, sempre no contraturno das aulas regulares.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular