“Mesa, cama, carteira, lousa, jardim, praça”. Estas foram algumas palavras usadas por alunos da rede municipal de Votorantim ao serem questionados sobre como fariam a descrição dos lugares em que passam a maior parte do tempo, tais como a própria casa, a escola, o bairro e a cidade.
Após terem refletido sobre a importância dessas palavras para descrever determinados lugares, os alunos dos 4os e 5os anos foram desafiados a descreverem esses e outros ambientes usando apenas imagens.
A experiência, que rendeu aos alunos boas reflexões a partir do olhar de cada um, aconteceu durante as oficinas de Cinema, que são realizadas durante as aulas do Programa Educação em Tempo Integral, uma parceria entre a empresa Planeta Educação e a Secretaria de Educação do município.
Segundo informações da coordenação do Programa, a ideia era mostrar aos alunos alguns fatores que devem ser considerados quando se pensa em cenário, uma construção que, mesmo em ambiente escolar, é indispensável aos alunos quando elaboram seus filmes com roteiros próprios ou adaptados.
“Eu adoro a Oficina de Cinema, no primeiro dia a gente aprendeu que se fala “Luz, Câmera, Som, Ação” para começar, no final da cena, a gente fala Corta. A mediadora disse que cada dia alguém vai ser alguma coisa, por exemplo: Ator, Diretor, Câmera-Man,” informou a aluna Amanda Bernandes, estudante do 5º ano da EMEF Abimael Carlos de Campos.
Ainda segundo a coordenação, para aproveitar ainda mais esse tema, foram utilizados alguns conceitos sobre a câmera panorâmica, o que contribuiu ainda mais com a capacidade descritiva dos alunos, que se dá por um olhar mais cheio de detalhes.
“Descrever com imagens é uma constante no mundo do cinema e, por isso, foi muito importante os alunos aprenderem que características do cenário e também do figurino ajudam muito o filme a transmitir sua mensagem, fazendo com que os espectadores se deliciem e experimentem as mais diversas emoções”, comenta Érika Bueno, Coordenadora do Programa Cinema e Educação da empresa Planeta Educação.
Durante a atividade, os alunos desenvolveram alguns roteiros, para os quais foram criados cenários e adaptados figurinos a partir do próprio uniforme e recursos comuns à escola. A partir disso, fizeram as filmagens de curtas-metragens, começando-os com o método da câmera panorâmica, que consiste, basicamente, em mostrar primeiramente o cenário em que parte do filme acontecerá, bem como o visual do protagonista.
O resultado dessa experiência será exibido aos alunos de outros anos escolares e em eventos futuros destinados também à comunidade.
As aulas acontecem durante a semana em 12 (doze) escolas municipais de Votorantim, momento em que os alunos também têm contato com outros Programas, tais como Teatro, Dança, Artes, Capoeira, Futsal, Jogos de Mesa, Informática Educacional, Línguas Estrangeiras, Fanfarra, Empreendedorismo e Experimentos Científicos.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular