Representantes
de 25 instituições de
educação superior de todas as regiões
do Brasil vão conhecer os principais centros de
produção de conhecimento dos Estados Unidos. No
domingo, 19, uma missão especial embarca para a
América do Norte a fim de promover maior entendimento entre
os sistemas de educação superior de ambos
países e ampliar o intercâmbio de brasileiros para
os EUA previsto no programa Ciência sem Fronteiras.
A delegação, que ficará naquele
país até 3 de março,
visitará universidades, empresas e laboratórios
nas regiões oeste, meio-oeste e leste. Ao fim das visitas,
estará em Washington para reuniões na Embaixada
do Brasil e no Departamento de Estado norte-americano. Nos encontros,
serão debatidos o intercâmbio acadêmico
e científico e as oportunidades surgidas em
função das visitas.
A organização da visita da missão
especial está sob a responsabilidade da Embaixada dos EUA no
Brasil, da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(Capes) do Ministério da Educação e do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq) do Ministério da
Ciência, Tecnologia e Inovação, com o
auxílio da Embaixada do Brasil nos EUA.
Bolsas — O programa Ciência sem Fronteiras foi
criado para consolidar, expandir e internacionalizar a
ciência e a tecnologia, a inovação e a
competitividade no Brasil por meio do intercâmbio e da
mobilidade internacional. Ele prevê a oferta de
aproximadamente 100 mil bolsas de estudos, em quatro anos, a alunos de
graduação e
pós-graduação. Com o
estágio no exterior, os bolsistas manterão
contato com sistemas educacionais competitivos na área de
tecnologia e inovação.
O Ciência sem Fronteiras também pretende atrair
pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer
parcerias com pesquisadores brasileiros em áreas
prioritárias pré-definidas, bem como criar
oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento
especializado no exterior.
Assessoria de Imprensa da Capes
Fonte:
MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17521).