A EMEF Profº João Campestrini, de Osasco (SP), é a única escola brasileira que participa como Escola Inovadora no Programa Aprender em Parceria, da Microsoft. Outras 55 instituições de ensino de diversos países foram escolhidas.
O projeto tem como objetivo apoiar políticas públicas que promovam a utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino, ajudando os gestores a descobrir melhores práticas no aprendizado, que resultem em uma educação de maior qualidade.
O anúncio, pela Microsoft, da escolha da EMEF Profº João Campestrini foi feito em outubro passado e, desde então, já aconteceram Encontros Virtuais e Formações presenciais, durante a participação no eventos internacionais, que visam contribuir para o compartilhamento de práticas inovadoras entre todas as escolas que integram o Programa.
Entre os dias 7 e 17 de janeiro deste ano, por exemplo, a Secretária de Educação de Osasco, profª Mazé Favarão, e a diretora da escola, Cecília Oliveira, participaram de diversos eventos em Londres: Fórum de Liderança; Estudantes Digitais, Cidadãos Globalizados; Encontro de Lideres Educacionais; e Oficina de Soluções Educacionais da Microsoft; além de workshop e tour pela Escola “Cornwallis Academy”.
No último dia 25 de janeiro, foi a vez de Osasco receber a visita do Diretor Mundial de Soluções Educacionais da Microsoft, Mike Lloyd. Ele veio debater propostas tecnológicas para a educação da rede pública do município.
“Já tinha um grande orgulho em fazer parte desta unidade escolar e, agora tenho muito mais. Em termos de aprendizagem, digamos que a participação neste programa da Microsoft está dando um ‘UP’ na escola. Os professores estão mais dispostos a explorar o uso da tecnologia de acordo com o currículo. Desta forma, o processo de aprendizagem será mais atrativo para os alunos; além dos muitos benefícios que a informática proporciona aos estudantes com dificuldades para aprender. Estamos com várias ideias para explorar melhor os instrumentos tecnológicos como ferramentas de aprendizagem!”, afirma a diretora Cecília Oliveira.
A Secretária de Educação, profª Mazé, enfatiza a importância da escolha feita pela Microsoft. “Com a ajuda da Planeta Educação, nos inscrevemos e fomos a única escola pública brasileira a ser escolhida para esta formação. Para isso, cada um de nós colocou um tijolinho nesta construção. Quero, no final desse processo de formação, saber como a escola avançou. Quero ver todos inovando na educação e sendo exemplo para o mundo inteiro”.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular