O
ministro da Educação, Aloizio Mercadante,
anunciou nesta terça-feira, 7, que o Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE) pesquisa
métodos mais inteligentes e eficientes para agilizar a
construção de creches e pré-escolas
com recursos do programa federal ProInfância. O objetivo
é alcançar a meta de construir 6.427
estabelecimentos de educação infantil
até 2014. O investimento será de R$ 7,6
bilhões, recursos do Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC).
Hoje, segundo Mercadante, as prefeituras levam, em média,
seis meses para licitar a obra e mais dois anos para construir. Os
estudos em andamento indicam que esses prazos devem cair para seis
meses. “Com isso vamos acelerar muito o processo e dar
tranquilidade aos pais para colocar as crianças na creche e,
principalmente na pré-escola”, explicou.
No ProInfância, criado em 2007, o governo federal oferece aos
municípios projetos arquitetônicos de diversos
tamanhos para creches e pré-escolas e recursos para a
construção. O ministro informa que a
liberação das verbas é progressiva,
sendo 30% na hora da licitação, mais 50%
dos recursos no momento do início da obra, e quando 80% do
projeto estiver concluído, o governo libera verbas para a
aquisição do mobiliário escolar. Neste
programa, a prefeitura tem que oferecer o terreno.
Acesso – Com os estabelecimentos prontos em tempo mais curto,
o ministro da Educação espera aumentar e melhorar
o acesso à educação infantil a
crianças de 4 e 5 anos de idade e prepará-las
para a alfabetização. A oferta de escola
será acompanhada de um programa de
alfabetização, o
Alfabetização na Idade Certa, que será
lançado nos próximos dias.
De acordo com Mercadante, esse programa de
alfabetização terá foco no professor e
precisará contar com a adesão de estados e
municípios. O ministro explicou que estudantes na faixa de 6
a 8 anos terão as melhores salas de aula da escola, os
melhores horários, os melhores professores e o melhor
material didático. O objetivo do investimento é
permitir que crianças até os 8 anos de idade
dominem a leitura, a escrita e conhecimentos matemáticos.
Desafios – O ministro também comentou as
informações divulgadas pela
organização não governamental Todos
pela Educação, que aponta que 3,8
milhões de brasileiros em idade de
escolarização obrigatória –
de quatro a 17 anos – estão fora da escola. Para
Mercadante, os dois maiores desafios são a
educação infantil e o ensino médio.
Cerca de 20% das crianças de quatro e cinco anos
não têm acesso à pré-escola
e um número ainda maior não tem acesso a creche,
dados não analisados no estudo. O ministro lembrou que o
governo federal tem estimulado a construção de
creches e pré-escolas por meio do programa
ProInfância, que prevê a
construção de 6 mil novas creches e
pré-escolas.
Para a questão do ensino médio, o ministro
destacou a importância do Pronatec, que rompe com a dicotomia
entre profissionalização e ensino regular, o que
possibilita que o estudante continue os estudos enquanto se prepara
para o mercado de trabalho.
Ionice Lorenzoni e Diego Rocha
fonte: MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17491).