Lápis, borracha, régua e muita concentração. Desta forma, mais de 700 alunos da rede municipal de ensino de Guaratinguetá se reuniram neste último sábado (05), para realizar a última fase da Olimpíada Municipal de Matemática.
Os estudantes dos 4os e 5ºs anos demonstravam ansiedade e empolgação. Além disso, a motivação de todos foi unânime: multiplicar o conhecimento da disciplina e ainda concorrer a um prêmio nota 10.
“Fiquei muito feliz quando passei para a segunda fase da Olimpíada, e até estudei para me preparar um pouco mais. Quero muito ganhar o prêmio, mas o mais importante é aprender”, conta o aluno Jeferson Filho, da EMEF Prof. José Augusto Antunes Amaral.
A estudante Mariana Claro, vencedora da primeira edição da Olimpíada realizada em 2010, contou que se preparou para o segundo ano da competição estudando com a ajuda dos pais e professores.
“Foi muito emocionante ser a vencedora da Olímpiada no ano passado. Ganhei um computador e fiquei muito feliz. Neste ano, me preparei bastante para a prova e acho que o segredo para ganhar uma olimpíada é estudar”, compartilha a aluna.
Sobre a prova
Composta por 11 questões de múltipla escolha e 11 questões dissertativas, a prova aconteceu em duas escolas municipais simultaneamente, as EMEFs Profa. Maria Aparecida Broca Meirelles e Profa. Luzia de Castro Mittidieri.
“A prova foi muito legal, tinha problemas com frações, contas de divisão, multiplicação, subtração e adição. Gostei da competição e espero ganhar o prêmio”, afirma o estudante Wallace Luís, da EMEF Profa. Maria Aparecida Broca Meirelles.
A iniciativa é pioneira na região e é realizada no município pelo segundo ano consecutivo. Segundo Jociane Vieira da Cunha, Coordenadora responsável pelo Ciclo II da Secretaria de Educação de Guaratiguetá, o projeto motiva e estimula a participação de toda a rede municipal de ensino, incluindo professores, gestores e alunos.
“É muito gratificante ver como todos participam e se envolvem. A Olimpíada amplia o conhecimento matemático, beneficiando a aprendizagem e também a autoestima do aluno”, explica.
O evento ainda contou com a participação da Secretária de Educação da cidade, Profa. Gilda Cortez, que esteve presente nas duas escolas dando apoio e palavras motivacionais a todos os participantes.
“É uma conquista muito grande para o nosso município realizar este projeto pelo segundo ano em parceria com a empresa Planeta Educação. Com certeza Guaratinguetá está avançando no aprendizado da Matemática”, afirma a Secretária.
Sobre o resultado
O resultado final que anunciará os estudantes vencedores será divulgado em evento oficial, que contará com a presença da Secretária de Educação do município, Profa. Gilda Cortez.
A cerimônia acontecerá no dia 1 de dezembro, no Espaço Vivart, a partir das 18h.
Sobre a premiação
Assim como no ano anterior, serão premiados todos os alunos que obtiverem a classificação de 1º, 2º e 3º lugares de cada ano, ou seja, aos alunos de 4º e 5º ano. Os prêmios serão: 01 netbook (1º lugar), 01 câmera digital (2º lugar) e 01 Bicicleta (3º lugar).
Os classificados do 4º ao 10º lugar receberão medalhas e camisetas. Os educadores cujos alunos forem classificados em 1º lugar de cada ano também serão premiados com um netbook.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular