Link:
http://sce.fflch.usp.br/node/586
É necessário
ótimo nível de português e o
mínimo de
conhecimento sobre a linguagem audiovisual.
Objetivo: O principal objetivo do
curso introdutório à
formação de audiodescritores é
fornecer conhecimento teórico e prático sobre a
audiodescrição, definida dentro dos Estudos de
Tradução como um modo de
tradução audiovisual intersemiótica
que se caracteriza pela descrição em
áudio
– ao vivo, simultânea ou pré-gravada -
das imagens de um produto audiovisual
(ex. filme de cinema, programa de tv ou peça teatral) entre
as falas originais
do produto, com vistas a proporcionar o completo acesso de pessoas com
qualquer
tipo ou grau de deficiência visual ou cognitiva ao produto
audiovisual. Este conhecimento
básico refere-se, principalmente, às
estratégias estabelecidas por
audiodescritores dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Espanha,
pioneiros
no cumprimento da norma de acessibilidade, e Brasil, que já
está criando suas
próprias normas de audiodescrição.
Essas estratégias, assim como estratégias
tradutórias, podem ser resumidas em:
percepção do “o
quê” e “como”
audiodescrever, preparação do roteiro da
audiodescrição simultânea e
pré-gravada
para diferentes produtos audiovisuais, técnicas de uso de
tempo, ensaio para
gravação e técnicas vocais.
Programa: A parte
teórica discutirá os seguintes tópicos:
-
Apresentação.
- Definição e
tipos de audiodescrição.
- Legislação.
- Pesquisa e bibliografia na
área.
- Regras estrangeiras e brasileiras
sobre e para
audiodescrição.
- Padrão de roteiro para
cinema e TV (filmes, comerciais,
novelas, etc., todos pré-gravados).
- Padrão de roteiro para teatro (peças e espetáculos de dança).
Na parte
prática serão desenvolvidas as seguintes
atividades:
- Uso de programa para
marcação (timing) de entrada e saída
da audiodescrição.
- Produção de
roteiros para clipes de filme, comercial, peça
de teatro e espetáculo de dança.
- Técnicas vocais para a
locução da audiodescrição e
revisão
dos roteiros produzidos.
-
Apresentação e discussão dos roteiros
produzidos (se
possível, pessoas com deficiência visual
serão convidadas para avaliar, junto
com o grupo, os roteiros produzidos).
- Finalização
do curso.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular