Especialistas
em língua portuguesa analisaram uma amostra representativa
dos quase 18 mil textos escritos por estudantes de escolas
públicas que já participaram da
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o
Futuro. O resultado do trabalho é a
publicação O que nos dizem os textos dos alunos?,
apresentada nesta terça-feira, 30, durante o
seminário A escrita sob foco: uma reflexão em
várias vozes, que segue até a quarta-feira,
31, em Brasília.
Com o objetivo de mostrar os aspectos dos gêneros
literários e do trabalho com a escrita que podem ser
aprimorados, a publicação oferece
orientações sobre práticas de ensino
da língua portuguesa. Para o organizador da obra, Egon de
Oliveira Rangel, um exemplo disso é a abordagem sobre tempo
verbal, fundamental para os gêneros narrativos, como
crônica e memória literária.
Segundo Egon Rangel, uma das surpresas do conjunto de textos analisados
é a qualidade. “No geral, são textos
com um acabamento para circulação social bem mais
ampla do que o ambiente escolar”, disse. Para ele, isso
é surpreendente porque a amostra analisada é
representativa de uma quantidade maior de textos que não
foram selecionados para as etapas finais da olimpíada.
“A Olimpíada de Língua Portuguesa
é uma competição em que todos ganham,
porque cada um faz o seu melhor.”
Formação
– De acordo com a
coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa,
Sonia Madi, um dos critérios para
seleção dos professores de escolas
públicas que apresentam trabalhos durante o
seminário foi que o ponto de partida de seus projetos fosse
a sequência didática trabalhada durante a
olimpíada, mas que tivessem desdobramentos em outras
atividades de escrita. “Por isso temos aqui trabalhos como o
projeto Correio da Amizade, da cidade de Patu (RN), em que a escrita
é desenvolvida por meio de cartas”, destaca.
Para Sônia, até mesmo o processo de
preparação para a
apresentação dos projetos no seminário
já se caracteriza como uma ação de
formação para o professor. “A
sistematização das
informações que apresentam é um
momento de apropriação do que ele fez, do que tem
por fazer.”
O seminário A escrita sob foco: uma reflexão em
várias vozes é uma das
ações da Olimpíada de
Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, promovida pelo
Ministério da Educação e pela
Fundação Itaú Social e coordenada pelo
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação,
Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Maria Filha
Fonte: MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17007).