A
professora Elayne Stelmastchuk sempre apreciou as novas tecnologias
usadas na educação. Quando elas chegaram
à Escola Estadual Dr. Aloysio de Barros Tostes, em Nova
Fátima, no norte do Paraná, Elayne procurou se
atualizar para usá-las em sala de aula. Formada em
ciências, com habilitação em
matemática e pós-graduação
em instrumentalização para o ensino de
ciências, a professora mantém dois blogs e
estimula a criação de outros pelos alunos. Ela
acredita que a ferramenta contribui para melhorar o
ensino-aprendizagem, de forma colaborativa e dinâmica.
Professora há mais de 20 anos, Elayne dá aulas de
ciências e de matemática para turmas do sexto ao
nono ano (quinta à oitava série) do ensino
fundamental. O primeiro blog, criado em janeiro de 2010, aborda o tema
ciências; o segundo, matemática. Ambos foram
criados com os mesmos objetivos — proporcionar a
inclusão digital dos alunos, melhorar o ensino-aprendizagem
e expandir o espaço presencial de aprendizagem para o
virtual.
A implementação do projeto de blog foi iniciada
com os estudantes do sétimo ano. Interessados em participar,
eles usaram o blog de ciências da professora para pesquisar,
assistir a vídeos sobre assuntos estudados em sala de aula,
enviar dúvidas e apresentar sugestões.
“Como incentivo, sugeri que cada equipe
construísse o próprio blog, dentro de uma
temática de ciências. Assim, surgiram
vários”, conta Elayne.
A professora usa os blogs durante as aulas no laboratório
digital da escola e procura estimular os alunos a fazer pesquisas fora
do espaço escolar. “O projeto contribuiu para a
aprendizagem” revela. “Houve melhora significativa
e, com ele, foi possível aos alunos ter outra
visão sobre o uso da ferramenta, que para muitos era usada
apenas para jogos.”
Elayne também abordou temas como os cuidados
necessários e as regras de comportamento recomendadas para
uso na internet.
Fátima Schenini
Fonte: MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16969).