Educação Integral:Programa federal amplia número de projetos em escolas do campo - 05/08/2011 08:25:15
Uma
aula de língua portuguesa, uma oficina sobre jornal escolar;
uma aula de matemática, uma oficina de xadrez. De forma
articulada entre o currículo regular e as oficinas, mais de
três mil estudantes de escolas do campo nos
municípios de Palmas (TO) e de Governador Valadares (MG)
vivenciam agora a educação em tempo integral.
A experiência desses dois municípios faz parte de
um conjunto de projetos de educação em tempo
integral que cresce nas escolas do campo. Para desenvolver as
atividades, as unidades de ensino recebem recursos do programa federal
Mais Educação, mas os municípios
também investem verbas próprias.
Dados da Secretaria de Educação Básica
(SEB) do Ministério da Educação
mostram que 624 escolas públicas do ensino fundamental de
municípios de 24 estados e do Distrito Federal implantaram a
educação integral no campo. Entre os estados com
maior número de escolas destacam-se Rio de Janeiro (110
unidades), Ceará (98), Rio Grande do Sul (77) e Bahia (50).
Apenas municípios do Acre e de Roraima não
têm escolas do campo de tempo integral participantes do Mais
Educação.
O professor Miguel Arroyo, da faculdade de
educação da Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG), recomenda aos gestores não transferir modelos
urbanos para as áreas rurais: “È
necessário ter muito cuidado de não levar para
lá, mas partir de lá.” Ele explica que
o campo tem especificidades e vive um momento de
afirmação da diversidade.
De acordo com Arroyo, é preciso conhecer melhor a
dinâmica do campo, as pessoas que ali vivem,
ações coletivas, projetos e lutas. Segundo o
professor, a visão de 20 anos atrás, de ambiente
atrasado e tradicional, está superada. “Hoje, o
que há de mais dinâmico na sociedade brasileira
está lá”, salienta. “O campo
está sendo reprimido porque está querendo ir
longe demais.”
De acordo com Arroyo, que participou, esta semana, de encontro no MEC
para discutir o tema, isso mostra que o país está
num momento diferente, a ser considerado pelos gestores no debate sobre
a educação integral rural.
Ionice Lorenzoni
Fonte: MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16943).