Aulas criativas e diferenciadas estão de volta à rotina de milhares de alunos da rede municipal de ensino de Caçapava, que iniciam esta semana o segundo período letivo do ano. O retorno às aulas é estimulante, graças à tecnologia e à ajuda de programas educacionais inovadores.
Para as crianças e jovens, as aulas diante do computador, nos Laboratórios de Informática, são atraentes e dinâmicas. Professores de várias disciplinas desenvolvem atividades utilizando modernos softwares educacionais, com temas que complementam os conteúdos ministrados em sala de aula. Profissionais da Planeta Educação atuam nos laboratórios orientando e dando sugestões aos professores quanto ao melhor uso dos recursos disponíveis. Além disso, oferecem equipamentos apropriados que garantem a alunos com deficiência acessibilidade às novas tecnologias.
Com o apoio da Secretaria de Educação, a Planeta Educação também coloca à disposição laboratórios móveis para atender a alunos de escolas rurais, distantes do centro urbano - inclusive da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Desta forma, não apenas os alunos matriculados no ensino regular, os mais velhos, que voltaram a estudar, têm o estímulo do computador para aprender melhor. Em sala de aula, o programa Matemática Descomplicada é outro atrativo que estimula o ensino desta disciplina, que é vista por muitos como ‘bicho papão’. Os alunos aprimoram o conhecimento matemático com atividades e jogos, utilizando materiais variados que estimulam desenvolvimento mental, visual, tátil e escrito. O intuito é enfatizar um novo caminho de ensino da matemática, que prioriza o raciocínio.
Outro fator importante para a utilização de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por alunos que temem a disciplina e se sentem incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva, as crianças apresentam atitudes mais positivas diante do processo de aprendizagem, despertando nelas o prazer pela matéria.
Nas escolas públicas de Caçapava, é desenvolvido também um método diferenciado para o ensino de língua inglesa. O foco do programa é o desenvolvimento da oralidade dos alunos, através de aulas lúdicas e com a ajuda de softwares de aprendizagem. "É incrível ver o quanto as crianças ficam empolgadas com as aulas de inglês. O método não somente estimula o desenvolvimento linguístico, como também aumenta a visão de mundo dos alunos", afirma a Secretária de Educação da cidade, Professora Irene Maria B. P. Antonio.
E na área administrativa, mais inovações e o reconhecimento do sucesso de um moderno método de gestão. A Microsoft acaba de premiar o programa ‘Gestão Fácil’, implantado na rede de ensino de Caçapava. O ‘Gestão Fácil’ foi o vencedor do prêmio Parceiro do Ano – Região da América Latina e Caribe na categoria Setor Público. O programa cuida da informatização de todo o trabalho administrativo das escolas e da Secretaria Municipal de Educação, a fim de organizar matrículas, documentos, transferência de escolas, boletins dos alunos, traçando um perfil completo da vida escolar dos estudantes - mais uma ferramenta de apoio na melhoria da Educação.
Todas essas inovações vieram acompanhadas por Programas de Formação dos Professores. Os educadores estão sendo capacitados para aplicar os novos métodos e também para usar o computador e os demais recursos tecnológicos de forma fácil e criativa, oferecendo cada vez mais aos estudantes um ensino amplo e de qualidade.
As mudanças na área educacional começaram com a implantação do Projeto "Escola Viva – O ensino de Caçapava conectado ao Futuro", que é fruto da parceria firmada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, com a Planeta Educação, empresa especializada na criação e desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular