Foi a partir dessa constatação que a Secretaria de Educação de Osasco desenvolve há um ano um programa inovador chamado "A Escola vai para Casa", desenvolvido com a assessoria da empresa Planeta Educação, e que tem por objetivo aproximar e estreitar as relações entre pais e professores.
Para isso, os agentes educacionais visitam a casa dos alunos para conhecer o ambiente familiar e a realidade de cada criança. Durante a visita, os profissionais conversam com os responsáveis pelos estudantes e compartilham assuntos educacionais relevantes que visam melhorar o desempenho escolar e aumentar a participação da família nos projetos oferecidos pelas escolas.
"Entendemos a educação como um tripé, que envolve ações da Secretaria de Educação, da escola e da família. É fundamental saber como vive o aluno, quais as suas dificuldades, pois tudo o que acontece em casa interfere de algum modo no seu comportamento na escola, no seu desempenho nas aulas e nas provas. Com essa aproximação, já temos uma base para analisar cada situação e assim começar a lidar melhor com os problemas. Por outro lado, a família se sente valorizada com a atenção dada pela escola àquela criança e se envolve mais no processo educacional”, afirma a Secretária de Educação de Osasco, Mazé Favarão.
No mês de maio, o Programa “A Escola vai para casa” completou um ano no município, e mais de 10 mil famílias já foram visitadas. Por conta disso, o resultado dessa iniciativa pode ser observado nos depoimentos e elogios por parte dos gestores, professores, pais e alunos.
"Após o relato sobre a visita na casa de uma aluna, descobri que a criança tem uma vida difícil, um contexto familiar complicado. Isso fez com que eu desenvolvesse um trabalho diferenciado para que ela pudesse acompanhar o desempenho da turma. Porém, o mais importante foi que agora, depois dessa visita, a aluna está mais interessada e frequentando mais as aulas”, afirma a professora Elizandra Barbosa, da EMEF Prof. Valter de Oliveira Ferreira.
“Fiquei tremendo de emoção ao receber uma visita na minha humilde casa. Tenho certeza de que o Adriano não vai mais faltar, pois sentiu o quanto ele é importante para a escola”, diz dona Irene, mãe do aluno Adriano Coelho, da EMEF Profª Elza de Carvalho Mello Battiston.
Sobre o Programa
O programa “A escola vai para casa” promoveu em 2010 mais de 10.000 mil visitas às famílias de alunos de primeiro e segundo anos das escolas municipais de Osasco. Em 2011, o foco é visitar as famílias dos alunos das 4ª séries da rede.
“O programa está sendo de grande valor para a minha escola, pois estamos melhorando o vínculo com as famílias e conhecendo melhor os nossos alunos. Quando temos um caso que, para nós da escola, está sendo complicado, podemos agora contar com essa iniciativa da Secretaria de Educação, que busca o auxílio familiar. Sabemos que com vontade e comprometimento por parte da escola e dos pais, podemos ter uma educação de qualidade”, acredita a professora Fátima, diretora da EMEF Alípio da Silva Lavoura.
“Eu percebi que a visita seria uma coisa boa para minha filha e foi mesmo. Por isso agradeço muito a colaboração da agente educacional que foi a nossa casa, como a Helena, que nós conhecemos. Vi como seu trabalho é sério. Parabéns e obrigada por existirem pessoas como vocês, que querem verdadeiramente ajudar nossos filhos”, conclui Rosana Santos, mãe da aluna Nádia Lana, da turma 1ºC da EMEF Tobias Barreto de Menezes.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular