Estão abertas até o próximo dia 26 de junho as inscrições para a sexta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por educadores brasileiros que utilizam a tecnologia em processos de ensino e aprendizagem.
Podem participar educadores de escolas públicas (estaduais, municipais ou federais), Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino, escolas particulares, fundações, núcleos de tecnologia educacional (NTEs ou NRTEs) e escolas técnicas públicas.
O objetivo do prêmio, concedido anualmente pela Microsoft, é incentivar ações de incorporação da web em atividades que proporcionem melhor desempenho da comunidade escolar e, com isso, a criação de uma cultura de uso de tecnologias na educação.
Para concorrer, basta acessar o site www.educadoresinovadores.com.br e seguir as instruções. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas somente pela Internet.
Todos os educadores da rede pública de ensino (Secretarias Municipais ou Estaduais de Ensino, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional – NTEs ou NRTEs, escolas públicas municipais ou estaduais), fundações e instituições de ensino sem fins lucrativos que atuem no Ensino Formal, independentemente de sua área de atuação (ex. Português, Matemática, Física), podem se inscrever nas seguintes categorias: Inovação em Comunidade: Aprendizagem Além da Sala de Aula; Inovação em Colaboração: Aprendizagem Colaborativa; Inovação em Conteúdo: Construção do Conhecimento e Pensamento Crítico.
Já os educadores de escolas técnicas municipais, estaduais e federais ligados a cursos na área da Tecnologia da Informação (TI) podem se inscrever na categoria: Educador Inovador – Escola.
Premiação
A divulgação dos projetos finalistas e seus autores (à exceção da categoria Educador Inovador, que irá à votação online durante evento em agosto) ocorrerá no dia 22 de julho nos sites Microsoft – Área Educacional (www.microsoft.com/brasil/educacao), no site do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores (www.educadoresinovadores.com.br), no blog Educadores Inovadores (http://educadoresinovadores.wordpress.com) e por telefone, no número cadastrado pelos participantes no ato da inscrição.
Os vencedores de cada categoria serão anunciados no dia 3 de agosto, durante o II Fórum de Educação Inovadora, que será realizado na capital paulista.
O projeto vencedor na Categoria Educador Inovador será contemplado com um notebook e com uma formação, através do programa “Aluno Monitor”, para duzentos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Médio da escola. Os vencedores das demais categorias ganharão notebooks.
Parcerias
A Microsoft desenvolve parcerias com diversas empresas brasileiras, como a Planeta Educação, que faz parte do seleto grupo da Microsoft denominado "empresas do bem". Elas trabalham com programas de cidadania e inclusão social por meio da inclusão digital.
A Planeta Educação é certificada e habilitada como "Parceiro Técnico Educacional de Cidadania" e seus educadores já desenvolvem os programas "Aluno Monitor" e "Aprender em Parceria", da Microsoft, em ambientes informatizados de escolas públicas - principalmente em municípios paulistas. Eles auxiliam os professores a desenvolver projetos que envolvam o uso de tecnologias no ensino. Além disso, repassam conhecimentos e habilidades adquiridas a alunos e monitores, garantindo assim a multiplicação do conhecimento tecnológico no ambiente escolar.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular