Implantado há um ano pela Secretaria de Educação em parceria com a Planeta Educação, empresa especializada no desenvolvimento de projetos educacionais, o “Matemática Descomplicada” tem por objetivo desmistificar o ensino da disciplina e provar que é possível realizar uma aprendizagem significativa que prioriza o raciocínio lógico – por meio de jogos e brincadeiras –, e não apenas a memorização de operações e fórmulas.
O programa está sendo aplicado nas escolas pelos mediadores da Planeta Educação que trabalham junto com os professores da rede, em aulas semanais, como forma de enriquecimento curricular. Segundo a Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Márcia Fernandes, a “Matemática Descomplicada” tem oferecido grandes mudanças no ensino da disciplina.
“Essa grande parceria tem refletido em melhorias significativas para as aulas de matemática nas escolas do nosso município. A Secretaria de Educação agradece a todos, desde os mediadores da Planeta Educação até os educadores, que estão se empenhando para ampliar ainda mais os seus conhecimentos”, afirma.
“Nosso mediador trabalha em parceria com o professor auxiliando- o no desenvolvimento de atividades lúdicas, de forma a traduzir e ampliar o conteúdo que o professor está ministrando em aula. Se o professor está ensinando divisão, por exemplo, o mediador enriquece o aprendizado com a atividade lúdica “Avançando com o resto”. Deste modo, os alunos começam a compreender o significado da matemática e valoriza a dimensão lúdica do processo de ensino e aprendizagem”, explica Daniela Cassiano , Coordenadora do Programa Matemática Descomplicada.
Além do estímulo proporcionado por esta nova ferramenta junto aos alunos, a Secretaria de Educação oferece aos professores da rede o Programa de Formação de Educadores em Matemática Descomplicada, em que são discutidas questões sobre a Educação Matemática, com atividades práticas para eles aplicarem em sala de aula. O objetivo é tornar os educadores capazes de ministrar aulas de matemática de maneira mais dinâmica e utilizando várias estratégias.
"Parabéns! A didática convencional da matemática nos separa tanto da realidade que mais parece um mundo à parte. Vivenciá-la torna o ensino muito mais estimulante e prazeroso para o educador. Vocês aumentam exponencialmente nossos horizontes”, elogia a professora Maria José dos Santos Souza, da escola REMEFI Dr. André Franco Montoro, que participa do curso de formação.
Neste ano, o Programa de Formação de Educadores teve início no dia 21 de março e contempla educadores de 1º ano à 4ª série.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular