Alegria, aprendizado, descontração e interação. Dessa forma podem ser definidas as férias de mais de 17 mil estudantes de toda a rede municipal de ensino de Osasco, que participaram, entre os dias 10 a 21 de janeiro, do Projeto Recreio nas Férias, uma iniciativa da Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Educação.
O Projeto, que teve por objetivo contribuir ainda mais com a diversão dos alunos bem como proporcionar momentos de aprendizagem e interação, contou com várias oficinas, brincadeiras, práticas esportivas, atividades culturais e passeios externos.
“O Recreio nas Férias é realizado em período integral, no qual a criança pode investir todo o dia dela em brincadeiras, oficinas de artesanato e dança, acesso aos recursos tecnológicos, entre outros. Também são oferecidos passeios à parques aquáticos e de diversões, além de refeições deliciosas, preparadas por um grupo de nutricionistas especializados. Tenho certeza que elas estão muito satisfeitas”, conta Agnaldo Garcia de Souza, coordenador do Projeto Recreio nas Férias na EMEIEF Zuleika Gonçalves Mendes.
“Muitos pais nos contaram sobre a satisfação dos alunos em participar desse período de recreação. Alguns falaram, inclusive, que as crianças ficavam tão emocionadas em participar das atividades que nem conseguiam dormir direito”, afirma Claudinei Alves, Supervisor do Projeto há 5 anos.
Uma grande novidade na programação do Projeto foi a Oficina de Informática Educacional, realizada nas 28 escolas de Educação Infantil do município que recebem o Programa Informática Educacional.
Nas oficinas de Informática, as crianças puderam desenvolver conhecimentos tecnológicos por meio dos jogos e atividades em notebooks, com o tema “Educação e Ação Ambiental”.
Na EMEIEF Zuleika Gonçalves Mendes, por exemplo, os alunos ficaram empolgados com os jogos nos computadores e trabalharam em dupla durante as oficinas, possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades sócio-emocionais. A escola será contemplada com o Programa Informática Educacional em 2011, e as expectativas da Gestão Escolar é que esse recurso agregue ainda mais conhecimento à Educação Infantil e também aos educadores.
“Com certeza será um projeto que vem para somar na educação e proporcionar uma inclusão digital aos alunos e educadores. Isso foi percebido nas oficinas”, garante Maria Gorete Sarmento, Coordenadora Pedagógica da escola.
“Gostei muito das oficinas, e pude brincar e dançar também. Aprendi a mexer no computador e acho que as aulas vão ficar mais legais com a tecnologia”, conta a aluna Yasmin Guedes da Silva, 06 anos.
“Eu desenhei, brinquei no pátio, comi lanchinho. Os joguinhos no notebook foram muito legais, adorei”, afirma a aluna Helen Resende, 05 anos.
Sobre o Programa Informática Educacional
O Programa Informática Educacional visa oferecer o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação como um recurso didático-pedagógico no contexto educacional, possibilitando aos alunos e educadores a apropriação desta habilidade e competência.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular