O ano de 2011 começou com uma novidade na área educacional. A nova fase do programa “Um Computador por Aluno” (Prouca) oferecerá à rede pública de Ensino Básico a oportunidade de ter acesso a até 600 mil laptops educacionais. Os computadores poderão ser adquiridos através de recursos próprios de cada estado e município ou por linha de crédito especial oferecida pelo BNDES.
Com vigência até 6 de dezembro de 2011, essa fase do Prouca estabelece que o financiamento pode ser de até 100%. O prazo da operação será de três anos, incluídos seis meses de carência, com remuneração do banco de 1% ao ano, mais a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Os estados e municípios interessados devem assinar termo de adesão e preencher a documentação indicada na página do edital. O BNDES destina, inicialmente, R$ 100 milhões para o programa, mas a linha de crédito pode ser ampliada, conforme a demanda, até o limite de R$ 650 milhões.
“Mas, apesar de todos os benefícios, é importante destacar que para a rede municipal ou estadual de ensino oferecer uma educação tecnológica qualificada e eficiente não basta apenas adquirir equipamentos. Torna-se indispensável também a implantação de Programas e Projetos educacionais que complementam este investimento, que possam oferecer inovação no aprendizado dos alunos, bem como a formação dos educadores e o acompanhamento pedagógico em toda a rede de ensino”, lembra Luis Namura Poblacion, Presidente da Vitae Futurekids – Planeta Educação.
Atualmente, para auxiliar as gestões municipais neste desafio, existem empresas que oferecem este serviço educacional personalizado, com qualidade. Uma delas é a Vitae Futurekids – Planeta Educação, empresa de São José dos Campos (SP) especializada no desenvolvimento e implantação de diversas soluções educacionais para a rede pública de ensino de todo o país.
A empresa está presente em vários municípios. Criou e desenvolveu mais de 20 programas, projetos, sistemas e processos que visam disseminar o uso Pedagógico e Administrativo das TIC´s (Tecnologias da Informação e da Comunicação) nas escolas públicas brasileiras, em todos os níveis de ensino. Todo o conteúdo do material utilizado é desenvolvido por especialistas que vivenciam o cotidiano das escolas brasileiras e se organizam conforme as especificidades da Educação Nacional.
“Desde o primeiro contato com os projetos, senti que seria importante para nossos professores e alunos a interação com a tecnologia. Tenho certeza de que nossos alunos terão no futuro um pensamento lógico mais ágil, raciocínio mais apurado e, consequentemente, terão melhores resultados no IDEB e principalmente na vida pessoal e profissional”, completa a Professora Bárbara Macedo, Secretária de Educação de Pindamonhangaba (SP).
Para os municípios interessados em aderirem aos benefícios do Prouca, a Vitae Futurekids – Planeta Educação dispõe de uma solução sob medida para este projeto: o Programa Informática Educacional, que tem por objetivo oferecer o uso das TIC´s como um recurso didático-pedagógico no contexto educacional, possibilitando aos alunos e educadores a apropriação desta habilidade e competência.
Com a implantação do Programa, o município poderá alcançar diversos benefícios: melhoria da qualidade da aulas e da aprendizagem dos alunos, diminuição da evasão escolar e melhores resultados nos indicadores educacionais, entre outros. O projeto já faz parte do cenário educacional de diversas cidades paulistas, como Osasco, Taboão da Serra, Bertioga, Pindamonhangaba e São Manuel.
“A tecnologia dentro da sala de aula auxilia diversas disciplinas e torna as aulas mais criativas e dinâmicas, oferecendo contribuições pedagógicas para alunos e educadores. A possibilidade de utilizar um recurso tecnológico como os computadores revoluciona, gera transformação social, a valorização das pessoas e melhor aprendizado”, diz o prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Cavalcante Farias.
Além de propiciar aulas mais interativas, prazerosas e educativas por meio de seus programas, a Vitae Futurekids – Planeta Educação também contempla a capacitação dos professores, oferecendo o Programa de Formação de Educadores em Informática Educacional. O programa traz a qualificação e o aperfeiçoamento dos profissionais da educação, promovendo uma formação planejada e articulada com a prática, utilizando novas abordagens e tecnologias.
Computador sozinho não muda a educação, mas parcerias e investimentos bem estabelecidos podem ajudar os municípios a escreverem uma nova história educacional, em suas cidades e em todo o Brasil.
Mais informações sobre os programas educacionais através do telefone (12) 2139 2850 ou enviando e-mail para: contato@fk1.com.br.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular