Grupos de pesquisa de todo o país podem apresentar, a partir desta quarta-feira, 8, projetos de inovação para o desenvolvimento do Programa Um Computador por Aluno (Prouca). O edital promovido pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação investirá R$ 5 milhões para o fomento das pesquisas.
Para participar é necessário que o titular do grupo de pesquisa tenha título de doutor, currículo cadastrado na Plataforma Lattes, experiência em projetos educacionais e no uso pedagógico de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Além disso, ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.
As propostas podem ser encaminhadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), exclusivamente via internet, até o dia 7 de fevereiro do próximo ano. Cada projeto aprovado receberá até R$ 250 mil e prazo de 24 meses para execução.
As linhas de pesquisa deverão abordar os seguintes temas: o desenvolvimento de processos e produtos relacionados à aprendizagem com o suporte do uso do laptop educacional; estudo dos impactos sociais e comunicacionais e de inclusão digital provocados pelo uso do equipamento; subsídio à investigação de práticas pedagógicas e de gestão, com foco na sala de aula, na escola e nos sistemas de ensino; estímulo à formação de redes de pesquisa interdisciplinar e intersetorial que estejam vinculadas ao tema. O programa conta com o apoio do CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia do MEC.
Para o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, a oferta de financiamento para pesquisa permitirá um acompanhamento dos impactos do uso dos computadores portáteis na aprendizagem e na escola. “Os resultados desses projetos serão fundamentais para manutenção e avaliação do programa”, afirma.
O Programa Um Computador por Aluno (Prouca) integra o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), uma ação desenvolvida pela Secretaria de Educação a Distância (Seed) do Ministério da Educação. O Prouca estimula a inclusão digital, pedagógica e social mediante a aquisição e a distribuição de computadores portáteis em escolas públicas, em escala piloto de teste e avaliação.
Assessoria de Imprensa da Seed
Acesse o edital
Fonte: MEC (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16138).
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular