Aconteceu neste último sábado (20) em Guaratinguetá, a prova da última fase da Olimpíada Municipal de Matemática, que contou com a participação de aproximadamente 200 estudantes dos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino.
Promovida pela Secretaria de Educação e Cultura do município, em parceria com a empresa Planeta Educação, a iniciativa estimula a aprendizagem da disciplina, e visa promover melhores resultados nas atividades de matemática.
O evento contou com a participação da Secretária de Educação de Guaratinguetá, Profa. Gilda Cortez, que afirmou que a iniciativa é inovadora no município e traz a valorização da matemática, fazendo com que os alunos tenham uma familiaridade maior com a disciplina.
“É muito gratificante ver professores, alunos e também os pais envolvidos em prol da melhoria da educação. Essa Olimpíada vem contribuir para o aumento do IDEB e também para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. A parceria com a Planeta Educação tem dado muito certo e oferecido crescimento e avanços para a rede pública de ensino da nossa cidade”, comenta a Profa. Gilda.
Após a aplicação da prova, que teve a duração de 3 horas e continha 22 questões que foram divididas em dois blocos, sendo o bloco 1 com 11 questões fechadas e o bloco 2 com 11 questões dissertativas, os alunos saíram da sala de aula confiantes no bom resultado e desempenho, e torcendo para conquistarem os prêmios.
“A prova foi fácil, caiu porcentagem, multiplicação, problemas e frações. As aulas de matemática na escola tem sido bem avançada, e estou confiante de que posso ganhar”, conclui o aluno Luiz Gustavo de Oliveira, da EMEIEF Prof. João Mendes Filho.
“Gostei de participar da Olimpíada e acredito que ela é muito importante para o nosso desenvolvimento, porque além de aprendermos coisas novas sobre a matemática, ainda podemos concorrer a prêmios. A matemática não é tão difícil assim e é até possível aplicá-la no nosso dia a dia, pesando as compras no supermercado, por exemplo!”, afirma Ana Júlia da Silva, 8 anos e aluna da Emef Profa Maria Julia Antunes Amaral Moreira.
Reforço nas aulas
Para participar da Olimpíada, os alunos receberam um reforço especial nas aulas de matemática, que contam com o auxílio da metodologia do Programa Matemática Descomplicada, que tem por objetivo desmistificar o ensino da disciplina e tornar a aprendizagem mais significativa por meio de atividades lúdicas.
Além disso, os educadores interessados em participar com suas respectivas turmas também se capacitaram e participaram, durante os meses de agosto e setembro da Formação de Educadores, que foi dividida em duas etapas, totalizando 8 encontros com a carga horária total de 24 horas.
Sobre a Premiação
Serão oferecidos prêmios aos alunos que obtiverem a classificação de 1º, 2º e 3º lugares de cada ano, ou seja, aos alunos de 4º e 5º anos. Os prêmios para os alunos serão: 01 (um) computador para o 1º lugar, 01 (um) MP10 para o 2º lugar e 01 (uma) bicicleta para o 3º lugar.
Os alunos classificados do 4º ao 10º lugar serão premiados com medalha e camiseta. Os educadores cujos alunos forem classificados em 1º lugar de cada ano, serão premiados com 01(um) Netbook. Já as escolas que tiverem alunos classificados serão premiadas com troféus.
O resultado final será divulgado de 01 a 07 de dezembro, e a data do evento para entrega dos prêmios e certificados aos educadores que participaram da formação ainda não foi definida.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular