Notícia
Teatro Educativo ensina matemática de maneira lúdica em Caçapava - 25/10/2010 14:21:48

Projeto desenvolvido por mediadores de aprendizagem do Programa Matemática Descomplicada está sendo um grande sucesso nas escolas.

Alunos das escolas municipais de Caçapava que são beneficiadas com o Programa Matemática Descomplicada, uma iniciativa da Secretaria de Educação do Município, ganharam uma atividade diferenciada no mês das crianças, um teatro educativo.

Produzido pelos mediadores de aprendizagem do Programa, que atuam nas salas de aula em parceria com os professores da rede, o teatro intitulado “De ponto em ponto” fala sobre as figuras planas da geometria e teve por objetivo fazer com que os alunos percebam, de maneira divertida, dinâmica e diferenciada, como a matemática está presente no dia a dia deles, mesmo fora do ambiente educacional.

“Além de ser um teatro que ensina a utilização da matemática na nossa vida cotidiana, os mediadores abordam durante as cenas, outros temas transversais como cuidados com a saúde, trânsito, etc.”, explica Eliane Rodrigues Reis, Coordenadora do Programa Matemática Descomplicada em Caçapava.

A peça dura, aproximadamente, 20 minutos e tem despertado alegria e motivação nos estudantes. As apresentações nas escolas acontecerão até o dia 05 de novembro.

“As crianças estão empolgadas com esse teatro, pois tem sido algo diferente para elas. E o melhor disso é saber que elas estão aprendendo, recebendo as informações e, ao mesmo tempo, se divertindo. É importante que elas percebam que os referencias matemáticos ensinados na sala de aula, vão acompanhá-las por toda a vida”, afirma a Coordenadora.

“Achei muito legal esse teatro. Aprendi sobre as formas geométricas e que matemática está presente na minha vida”, conclui a aluna Juliana Moreira, de 8 anos e estudante da EMEF Lindolpho Machado, em Caçapava.

Sobre o Programa Matemática Descomplicada
Implantado pela Secretaria de Educação de Caçapava em parceria com a empresa Futurekids, especializada no desenvolvimento e implantação de soluções educacionais, o programa tem por objetivo desmistificar o ensino da disciplina, e provar que é possível realizar uma aprendizagem significativa que prioriza o raciocínio lógico – por meio de jogos e brincadeiras -, e não apenas a memorização de operações e fórmulas.

Por meio do método, os alunos aprendem a disciplina em sala de aula com o apoio de atividades lúdicas e até mesmo utilizando situações reais do cotidiano. Um outro fator importante para o uso de jogos nas aulas de Matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a disciplina e sentem-se incapacitados para aprendê-la.

Avaliação desta Notícia: 5 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)