Duas escolas da rede pública de ensino de Caçapava, cidade paulista localizada no Vale do Paraíba, receberão, nos próximos dias 26 e 27 de agosto (quinta e sexta), a visita internacional da educadora Laurie Kagan, mulher de Spencer Kagan, educador e criador da metodologia Cooperative Learning, que no Brasil é chamada de “Aprendizagem Sistêmica”.
O objetivo da visita, realizada em parceria com a empresa Futurekids, especializada no desenvolvimento e implantação de soluções educacionais, é apresentar à Secretaria de Educação o método que visa transformar a escola em espaço cooperativo, de troca de ideias e conhecimentos, desenvolvendo entre os estudantes habilidades sociais e de relacionamento.
“A Aprendizagem Sistêmica contribui para que haja um aumento na perspectiva de sucesso no trabalho e na vida social dos alunos, estimulando-os a desenvolverem habilidades que valorizem e respeitem as diferenças. Além de trazer melhorias no desempenho escolar, o programa cria uma interação estruturada entre os estudantes, tornando a aula mais envolvente e motivadora” explica Aline Tosini, coordenadora do Programa no Brasil.
Após a apresentação teórica da “Aprendizagem Sistêmica”, Laurie Kagan visitará duas escolas da rede pública do município para mostrar, na prática, como funciona a aplicabilidade do programa dentro da sala de aula.
As escolas que receberão as visitas são a EMEF Edmir Viana, no dia 26 de agosto, e a EMEF Lindolpho Machado, no dia 27.
Aprendizagem Sistêmica no Brasil e no Mundo
A Aprendizagem Sistêmica é aplicada em 20 países e em alguns deles é muito grande o comprometimento com a sua utilização. Através do método criado pelo norte-americano Spencer Kagan, os alunos são reunidos em grupos de quatro dentro da sala de aula e são estimulados a interagir entre si em torno do tema estudado. Segundo Kagan, a abordagem pode ser utilizada em todas as disciplinas e com qualquer conteúdo.
O programa já apresentou excelentes resultados em escolas dos Estados Unidos. No Brasil, é desenvolvido em parceria com a Futurekids. Já foi implantado em Lorena, também no Vale do Paraíba paulista, e terá início também no município de Taboão da Serra, na Grande São Paulo.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular