Segundo Vanessa Malhone, Consultora Pedagógica da Planeta Educação, o programa promove a formação e o aperfeiçoamento dos líderes educacionais, através de duas abordagens importantes: a ampliação do conhecimento e a mudança do comportamento, alcançando assim melhores resultados para a qualidade da educação. Por meio de reflexões, dinâmicas e exercícios que utilizam alguns instrumentos de avaliação, os gestores adquirem novas técnicas de administração escolar, para melhor atender a essa nova demanda de sua rotina: a de Gestor e Líder.
“Hoje o Gestor Educacional é desafiado a enfrentar novas situações em seu dia-a-dia como gerenciar pessoas, conflitos, ter um planejamento baseado em metas e resultados. Exercer uma liderança baseada no diálogo, na delegação de tarefas e acompanhamento dos processos realizados em sua instituição é de extrema importância para o desenvolvimento de suas ações”, afirma Vanessa Malhone.
Ao longo do curso de formação, as atitudes dos gestores são amplamente discutidas por meio de diversas temáticas: Gestão Participativa; Administração do Tempo; Gerenciando Pessoas e Resultados; Administrando Competências; Relações e Conflitos; Solucionando Problemas; Motivando Pessoas; Tomando Decisões, Pensamento Sistêmico, entre outras.
“A proposta do programa é excelente e vem ao encontro do que realmente precisamos para melhorar a qualidade da educação pública de Taboão da Serra. Já aprendi a importância do planejamento estratégico, do trabalho em equipe, da informação com qualidade, da meta a ser atingida, da cooperação e do compartilhar ideias para atingir o melhor resultado, entre outras coisas. Estou a cada dia mais satisfeita e motivada com esse curso”, destaca Solange Alves de Souza, gestora da EMEF Ana Mafalda Barbosa de Carvalho.
No município de Taboão da Serra, o programa está sendo realizado desde maio, em 200 horas, por meio de quatro módulos: Escola Plena, Liderança, Equipe e Excelência. Cada módulo apresenta uma carga horária de 50 horas, divididas em 36 horas presencias e 14 à distância. Além disso, os gestores recebem visitas de consultores em suas escolas, como forma de acompanhamento do trabalho. O objetivo principal é dar suporte ao gestor na aplicação dos aprendizados adquiridos ao longo das aulas, resultando assim em melhores práticas em beneficio de sua instituição.
“A minha unidade escolar trabalha com alunos que possuem deficiência visual e auditiva, e a proposta do curso tem trazido inovação e enriquecimento para todos, tanto alunos como funcionários. As visitas dos consultores foram muito positivas e possibilitaram a prática dos conceitos e conhecimentos que estamos adquirindo durante a formação”, afirma Jurema Dantas, gestora do CIADEVA.
Os encontros acontecem quinzenalmente e tiveram como inicio o módulo ‘Escola Plena’ que faz um retrato do cenário educacional de ontem e hoje, a importância da avaliação institucional e o conceito de visão sistêmica que qualquer gestor e líder necessitam ter.
“O Programa auxilia os gestores em suas tomadas de decisões frente às diversas situações encontradas em sua liderança. Através do autoconhecimento e da avaliação dos seus liderados e pares, a formação beneficia o gestor em sua vida profissional, pessoal e social, contribuindo com seu crescimento e aprimoramento das práticas de gestão.”
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular