A Microsoft realizou, no dia 04 de agosto em São Paulo, o Fórum Microsoft de Educação Inovadora. O evento teve por objetivo promover uma troca de experiências entre os profissionais de educação de todo o Brasil.
Durante o Fórum, diversos profissionais e autoridades da área de educação de todo o país debateram e palestraram sobre a importância da formação dos educadores para a melhoria da qualidade da aprendizagem, destacando o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação neste contexto.
“A escola que o Brasil precisa é uma escola repensada que faz com que os alunos tenham mais vontade de aprender e os professores mais motivação a ensinar. Acredito que a inovação da educação está na capacidade de realizar as ações educativas com os recursos que disponibilizamos, e mesmo assim fazer muito melhor e com muito mais resultado”, afirma Cláudio Duarte, Secretário de Educação, Esporte e Lazer do Município de Recife.
Além disso, os convidados puderam conhecer casos de sucesso e depoimentos colocados pelos mais importantes nomes da educação no país, como por exemplo, o Professor da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Conselho Nacional de Educação, Mozart Ramos Neves, e também a Secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro, Cláudia Costin.
Após as palestras e depoimentos, os convidados conferiram a final nacional do 5º Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, um reconhecimento aos melhores projetos educacionais que utilizam a tecnologia em sala de aula. Ao todo, a Microsoft recebeu 1056 projetos de todos os estados brasileiros.
De acordo com Nina do Prado, consultora pedagógica da empresa Planeta Educação e participante do Comitê de Seleção do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, os projetos selecionados utilizaram o uso da tecnologia para a sua realização, envolvendo não só os alunos como também a comunidade local.
“Li projetos inovadores e com um grande significado para a realidade em que foi desenvolvido. Além do valor que os projetos por si só representam, conhecê-los foi uma oportunidade de apreciar o quão motivador é saber que temos excelentes profissionais espalhados pelo nosso país que estão fazendo a diferença, cada um na sua realidade, trabalhando de fato, para uma educação melhor”, destaca.
O projeto “Escola nas nuvens: Soluções Educadoras na Educação”, da Escola Estadual Professor Francisco Coelho Ávila Júnior, de Cachoeiro de Itapemirim no Espírito Santo foi o grande vencedor 2010. Desenvolvido com a ideia de acabar com a dependência dos alunos e professores de discos físicos como pen-driver, CDs, DVDs e HDs, o projeto possibilita que todo tipo de material didático utilizado, além dos trabalhos dos alunos, sejam salvos e armazenado na internet.
O evento, que teve a parceria de diversas empresas, como por exemplo, a Planeta Educação, especializada no desenvolvimento e implantação de soluções educacionais, reuniu mais de 300 profissionais da área, contou com a cobertura da imprensa nacional e foi marcado por grande emoção e celebração.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular