Com o objetivo de promover integração entre os alunos e professores, além de estimular a prática da disciplina, A REMEFI Ruth Azevedo Romeiro - localizada em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba - realizou no dia 29 de junho uma Gincana de Matemática.
O evento foi desenvolvido pelo mediador do Programa Matemática Descomplicada em parceria com os professores da escola, uma das 29 do município contemplada com o programa da empresa Planeta Educação, que visa desmistificar o ensino da disciplina e torná-lo muito mais prazeroso e significativo.
“Avaliamos que nossos alunos ficam muito ansiosos para as aulas do Programa Matemática Descomplicada e estão despertando um nítido interesse pela disciplina. Além disso, os professores estão interagindo muito bem com o mediador do programa. Com certeza essa implantação veio para somar pontos positivos para todos”, destaca Edma Cardoso Bacelar Silva, gestora da REMEFI.
“Todos adoraram a ideia da gincana colocamos em prática os jogos que já existem na escola. Os professores ficaram surpresos com este material e com as possibilidades de serem trabalhados”, afirma Robinson Carlos dos Santos, mediador do Programa Matemática Descomplicada.
Durante a Gincana, os alunos participaram de jogos como Sudoku, Aflições, Sequência Numérica, Boliche das Operações, Basquete Maluco, Caça ao Tesouro, entre outros. Além dos jogos matemáticos, também foram agregadas atividades que trabalharam a questão da alfabetização e da coordenação motora.
“Foi muito gratificante ver todos motivados e mobilizados pela iniciativa. A gestora, ao final do período, agradeceu pela iniciativa dessa atividade e afirmou a possibilidade de instituir uma gincana a cada bimestre ou trimestre”, conclui Robinson.
Sobre o Programa Matemática Descomplicada em Pindamonhangaba
Implantado desde a primeira semana de maio pela Secretaria de Educação em parceria com a Planeta Educação, empresa especializada no desenvolvimento e implantação de projetos educacionais, o programa tem por objetivo desmistificar o ensino da disciplina, e provar que é possível realizar uma aprendizagem significativa que prioriza o raciocínio lógico - por meio de jogos e brincadeiras -, e não apenas a memorização de operações e fórmulas.
No município, 29 escolas da rede municipal são beneficiadas. A metodologia é aplicada pelos mediadores da Planeta Educação que trabalham em parceria com os professores da rede, em aulas semanais, como forma de enriquecimento curricular.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular