Autor e tutor: Professor Emílio Figueira
Carga horária 180/hs
Informações: www.unicead.com.br
Justificativa: Sendo um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, a Educação Inclusiva é uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. Nesse processo, Educação Inclusiva atenta a diversidade inerente à espécie humana, busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Uma prática pedagógica coletiva, multifacetada, dinâmica e flexível requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola, resultando em uma força transformadora, apontando para uma sociedade inclusiva.
Objetivo: Com uma filosofia bem definido e mundial, este curso tem por objetivo introduzir a pessoa no universo do ensino inclusivo, o qual não deve ser confundido com educação especial, que se apresenta numa grande variedade de formas incluindo escolas especiais, unidades pequenas e a integração das crianças com apoio especializado. A Educação Inclusiva é desde sua origem um sistema educacional voltados às crianças com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais que estão fora do ensino regular, baseado na crença de que as necessidades dessas crianças não podem ser supridas nas escolas regulares.
Público-alvo: Professores, diretores, pedagogos, profissionais da área de Educação, psicólogos, psicopedagogos e pessoas em geral interessadas nesta temática
Conteúdo:
Módulo I - Educação Inclusiva: História, Conceitos E Legislações
Aula 1 - Do Assistencialismo À Educação Inclusiva
Aula 2 - Da Educação Especial À Educação Inclusiva
Aula 3 - Educação Inclusiva: Legislação Internacional E Nacional
Leitura Complementar Do Módulo: Principais Documentos Que Fundamentam A Educação Inclusiva
Módulo II - Quem São Os Alunos A Serem Incluídos
Aula 4 - A Pessoa Com Deficiência E Sua Realidade Nas Estatísticas Brasileiras
Aula 5 - Os Alunos A Serem Incluídos
Aula 6 - Deficiências Físicas, Nanismo, Poliomelite, Pós-Pólio, Esclerose Múltiiplas E Paralisia Cerebral
Aula 7 - Deficiências Sensoriais: Visual, Auditiva E Múltiplas Deficiências
Aula 8 - Deficiência Intelectual, Síndrome De Down, Hiperatividade, Dislexia, Autismo, Síndrome De Asperger E Altas Habilidades
Leitura Complementar Do Módulo: Avaliação Diagnóstica: Identificar Problemas E Planejar Soluções
Módulo III - Fatores Pedagógicos Da Educação Inclusiva
Aula 9 - Aspectos Psicológicos Da Inclusão Escolar
Aula 10 - As Pessoas Com Deficiência Intelectual
Aula 11 - Inclusão Já Nos Primeiros Anos De Vida
Aula 12 - Mudanças Arquitetônicas E O Papel Do Professor
Aula 13 - O Projeto Pedagógico, As Adaptações Curriculares E As Relações Entre Alunos Com E Sem Deficiência
Na Sala De Aula Inclusiva
Aula 14 - Outros Aspectos E Atores Da Inclusão Escolar
Conclusão: A Escola Inclusiva E O Nosso Momento Histórico
Leitura Complementar Do Módulo: Não Existe Educação Inclusiva
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular