Atualmente, as tecnologias da informação e comunicação sofrem constantes evoluções e, para acompanhá-las, é necessária uma frequente atualização de conhecimentos.
Um exemplo dessas modificações já tem ocorrido nos laboratórios de informática das escolas municipais de Cubatão, que têm recebido computadores do Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO – do Ministério da Educação, com a plataforma Linux, ainda pouco utilizada no Município.
Com o objetivo de manter os seus funcionários sempre atualizados e capacitados para atuarem com eficácia e domínio sobre os recursos tecnológicos, a Secretaria de Educação de Cubatão, em parceria com a Planeta Educação, empresa especializada no desenvolvimento e implantação de projetos educacionais, promoveu a primeira edição do Programa de Formação de Mediadores em Informática Educacional, em Linux.
“Por meio dessa formação, os mediadores estarão aptos a utilizar o Linux, bem como a orientar e repassar os conhecimentos e habilidades dessa tecnologia aos alunos”, explica Lúcio Rodolfo Rosa, Coordenador Geral da Planeta Educação, em Cubatão.
“Essa formação é extremamente necessária, tanto para uma nova realidade que o Município está começando a entrar quanto para a desmistificação no uso do Linux, que muitos julgam difícil, mas que vem para nos dar suporte como um recurso inovador nas abordagens pedagógicas”, afirma Eliel Silva Freitas, formador de educadores da Planeta Educação, em Cubatão.
A formação foi dividida em dois encontros presenciais, realizados nos dias 12 e 19 de maio, e contou com a participação de 62 mediadores que atuam em Cubatão nos programas de Informática Educacional, Matemática Descomplicada e Apoio à Recuperação Paralela.
“A oportunidade de capacitar a empresa como um todo é muito importante e contribuirá para mantermos o bom desenvolvimento nos projetos. Todos os mediadores ficaram muito interessados e entusiasmados com a formação”, ressalta Lúcio.
“A formação em Linux foi muito gratificante, pois nos mostrou que trabalhar com essa plataforma não é complicado, pelo contrário, é fácil e lúdico. Não vejo a hora de desenvolvê-la na escola”, conclui Renata Batista, mediadora da Planeta Educação, na Unidade Municipal de Ensino Dom Pedro I.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular