A Vitae Futurekids, empresa especializada no desenvolvimento e na implantação de soluções para a Educação, lança no Brasil três programas pioneiros. Dois foram criados por educadores norte-americanos e prometem revolucionar o modo de ensino e aprendizagem nas escolas, especialmente as da rede pública, tão carentes de modelos inovadores. Outro foi criado por especialistas brasileiros, graduados na área de Administração, Pedagogia, Filosofia, Psicologia e História.
Esses programas serão oficialmente apresentados no próximo dia 15 de abril, durante o evento “Escola de Alto Desempenho – Seminário Internacional de Práticas Inovadoras para a Educação”, que será realizado no Teatro Renaissance, em São Paulo. Algumas centenas de prefeitos, secretários de Educação e outras autoridades estão sendo convidados para a exposição dos especialistas dos EUA: Dr. Spencer Kagan, Karen Mapp, Anne Henderson e Vivian Johnson; e do presidente da Vitae Futurekids, Luís Namura.
A Microsoft, uma das patrocinadoras do evento, aproveitará para apresentar ao mercado brasileiro sua solução Windows Multipoint Server, a oferta do sistema operacional Windows em computadores multiterminais. O produto foi criado como alternativa mais acessível para atender à demanda por tecnologia no setor educacional, onde a utilização do computador é concentrada em aplicações tecnológicas simples e navegação na Internet.
O programa educacional denominado "Aprendizagem Sistêmica" é um dos que estão chegando ao Brasil por iniciativa da Vitae/Futurekids. Criado por Kagan, psicólogo, psiquiatra e mestre em Educação, já apresentou excelentes resultados em escolas dos Estados Unidos, que se refletiram em melhorias de relacionamento em sala de aula e em notas mais altas.
O objetivo é potencializar o aprendizado e, ao mesmo tempo, transformar a escola num espaço cooperativo, de troca de ideias e de conhecimentos, desenvolvendo entre os estudantes habilidades sociais e de relacionamento. Reunidos em grupos de quatro dentro da sala, são estimulados a interagir entre si em torno do tema estudado. É uma nova abordagem que pode ser utilizada em todas as disciplinas e com qualquer conteúdo. Para orientar os professores na adoção do método, a empresa oferece cursos especiais de formação.
"Percebemos a necessidade de desenvolver nos alunos habilidades socioemocionais. Mudaram os valores, a família brasileira. Muitas das crianças e jovens de hoje têm um perfil diferente daquele de gerações passadas, sem preparo emocional para interagir de forma saudável. A escola precisa acompanhar esse novo tempo, adotando não só formas criativas de ensinar, mas incentivando também a ajuda mútua entre colegas de sala, tornando o aprendizado mais dinâmico e mais humano", relata Aline Tosini, coordenadora e responsável pela implementação do método.
Outro programa inovador é o "Pró-Família", que promove visitas à casa dos alunos, a fim de os educadores conhecerem pais, irmãos e o modo de vida da família. Desenvolvido na Universidade de Harvard (EUA) pelas educadoras Karen Mapp, Anne Henderson e Vivian Johnson – e adaptado à realidade brasileira -, tem como objetivo criar uma relação mais afetiva entre pais, professores e alunos, obtendo o apoio da família no processo educativo, de forma a melhorar o aprendizado, bem como diminuir a evasão escolar.
"Percebemos que muitas vezes o aluno não apresenta um bom desempenho escolar porque as famílias precisam de orientações de como podem contribuir para que seus filhos aprendam. As visitas regulares à família vão facilitar a compreensão da realidade do aluno e se traduzir em atividades pedagógicas mais focadas em sala de aula", explica Camila Almada, Consultora da Vitae Futurekids. O programa também prevê cursos de formação dos educadores para que eles se sintam estimulados a participar da experiência e saibam como abordar as famílias visitadas.
No Brasil, o município de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, conquistou o Prêmio ODM Brasil 2007 - coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República -, pelo sucesso na implantação de projeto semelhante, que criou a figura do professor-visitador. Avaliações feitas pela Secretaria de Educação do município mostram que o desempenho desses estudantes deu um salto. Os índices de evasão escolar também diminuíram.
Mas, para que os resultados sejam efetivos, a estrutura de gestão escolar precisa acompanhar todas essas mudanças no modo de pensar a Educação. Por isso, está sendo lançado também o programa "Qualificação de Gestores da Educação", desenvolvido por especialistas brasileiros, de importância fundamental para um salto de qualidade no ensino público do país. Por meio dele, diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e lideranças das secretarias de educação aprenderão técnicas gerenciais inovadoras, com a ajuda de consultores e executivos, sempre com foco na administração escolar.
Em Bertioga (SP), por exemplo, o curso para gestores, que começou o ano passado, contou com a participação de cerca de 100 gestores de escolas municipais. Entre os temas em discussão estão: Gerenciamento de Reuniões; Liderança e Cidadania; Relação com o Poder; Desenvolvimento de Equipes; Comunicação e Administração de Conflitos.
"A Gestão competente tem mais impacto do que verba na Educação. Um bom gerenciamento de recursos tem mais relação com o desempenho dos alunos do que a simples quantidade de dinheiro investido nas escolas. Já está comprovado que o investimento voltado para a formação dos diretores de escola aumenta, em muito, os resultados dos alunos nas avaliações. Por exemplo, os municípios com melhor IDEB apresentam como fator comum a qualificação dos diretores, o seu tempo frente à direção da escola e o seu relacionamento com a família dos alunos", conclui Vanessa Malhone, Consultora Pedagógica e Administrativa, responsável pelo programa.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular