Uma nova metodologia de ensino da língua inglesa está revolucionando o aprendizado do idioma nas escolas públicas da rede municipal de Caçapava (SP). O método, que privilegia o diálogo e aborda situações do cotidiano dos alunos, trouxe uma nova motivação às aulas, realizadas com ajuda de softwares e materiais didáticos pedagógicos especializados. Cerca de 5.100 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) são beneficiados. Todos demonstram satisfação em aprender inglês de forma tão natural.
A inovação faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas nas escolas públicas pela Secretaria de Educação de Caçapava, por meio do Projeto "Escola Viva – O ensino de Caçapava conectado ao Futuro", desenvolvido em parceria com a Futurekids do Brasil, empresa especializada em projetos educacionais.
"É incrível ver o quanto as crianças ficam empolgadas com as aulas de inglês. Trabalhar a língua inglesa de forma contextualizada, em que são criadas situações de comunicação, é uma forma prazerosa de transformar o aluno em sujeito da ação. O método não somente estimula o desenvolvimento linguístico, mas aumenta a visão de mundo dos alunos", diz Simone Sanaiotte, consultora em língua inglesa da Futurekids.
O projeto é desenvolvido nas 16 escolas da rede municipal, inclusive nas cinco escolas localizadas na área rural, onde a Futurekids instala semanalmente laboratórios móveis de informática.
A fim de mobilizar e incentivar ainda mais o aprendizado da nova língua, os mediadores da Futurekids pretendem programar diversas atividades culturais - como teatro e poesia - para apresentações dos alunos, em inglês, durante eventos que ocorrerão ao longo do ano letivo nas escolas da rede municipal.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular