A Escola de Altos Estudos (EAE), programa que fomenta a vinda ao Brasil de professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional, divulgou nesta terça-feira, 9, balanço de 2009. Promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa realiza eventos de curta duração com o objetivo de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras.
Em 2009, foram 21 cursos realizados nas diversas áreas do conhecimento, com 76 professores envolvidos. As instituições que mais realizaram foram a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com cinco propostas aprovadas, as universidades de Brasília (UnB), Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal do Paraná (UFPR) e Bandeirante (Uniban), com dois cursos cada. Desde sua criação, em 2006, 71 propostas receberam aprovação, das quais 68 foram realizadas até o momento.
No ano de 2008, aconteceram 33 cursos, com envolvimento de 74 docentes. Segundo o diretor de Relações Internacionais da Capes, Sandoval Carneiro Júnior, em 2009 houve um aperfeiçoamento do programa, quando as instituições se organizaram para fazer cursos mais abrangentes com a participação de mais professores em cada um.
“A proposta inicial era trazer apenas um convidado por EAE, depois se percebeu que era possível, dentro de uma área do conhecimento, trazer contribuições correlatas de pesquisadores de ramos paralelos”, diz o diretor. Foi o caso do curso “Biomedicina no século 21”, organizado pelo professor Roberto Lent, da UFRJ, que trouxe 30 pesquisadores de instituições da Alemanha, Hungria, França e dos EUA.
EAE - Parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação, o programa se desenvolve com recursos da Capes, que destina até R$ 150 mil para cada curso. O montante é empregado em passagens aéreas, hospedagem e apoio operacional. Todos os cursos são documentados e passam a integrar o acervo da agência.
Os cursos ministrados pelos especialistas estrangeiros têm curta duração e somam créditos para o programa de pós-graduação dos participantes. A Capes incentiva a formação de consórcios entre universidades para ampliar o acesso aos eventos. Quando é possível participar via internet ou teleconferência, o curso deve também contabilizar créditos.
A Escola de Altos Estudos pretende posicionar o Brasil no roteiro dos grandes pesquisadores internacionais. Na avaliação de Sandoval Carneiro Júnior, o programa tem atendido este objetivo. “Uma única escola trouxe seis detentores do Prêmio Nobel na área de física no ano passado. No conjunto já trouxemos mais de uma dezena de prêmios Nobel para o Brasil e alguns deles estão retornando”, observa Carneiro.
O alto nível dos professores visitantes pode ser percebido em cursos como “A ciência e a tecnologia de semicondutores: passado, presente e perspectivas futuras", realizado em 2008 pela UFRJ, que reuniu cinco vencedores do Prêmio Nobel: Zhores I. Alferov, vencedor em 2000, na área de física; Leo Esaki (física, 1973); Alan Heeger (química, 2000); Klaus von Klitzing (física, 1985), e Robert Laughlin (física, 1998).
De acordo com a coordenadora do curso, Belita Koiller, o curso teve uma grande procura, sendo necessário o uso de videoconferência. As aulas receberam inscrição de 98 alunos de doutorado e 78 de mestrado. Mais de 60 participantes acompanharam as exposições via conferência em tempo real.
Propostas – Para apresentar propostas, as universidades precisam oferecer cursos e programas de pós-graduação stricto sensu, preferencialmente com nota igual ou superior a cinco, na avaliação da Capes. As sociedades de pesquisa científica devem ser credenciadas junto à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Inscrições podem ser feitas ao longo de todo o ano, na página da Capes na internet.
A proposta é encaminhada a um consultor ad hoc, que faz a análise de mérito científico sobre os reais benefícios do curso quanto à formação de recursos humanos de alto nível. A recomendação do consultor deve ser homologada pelo diretor de Relações Internacionais da Capes.
Assessoria de Imprensa da Capes
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular