O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem novo presidente. O professor Joaquim José Soares Neto, ex-diretor do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília (UnB), substitui Reynaldo Fernandes e deve tomar posse ainda esta semana, após publicação de sua nomeação no Diário Oficial da União.
“Neto acompanha o trabalho do Inep há 11 anos e tem um perfil técnico, apropriado para a condução do órgão”, avaliou o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta segunda-feira, 21. Haddad ressaltou que o novo presidente dará seguimento às etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – que foi aplicado em 5 e 6 deste mês – divulgação dos resultados e inscrições dos alunos no Sistema de Seleção Unificado e no Programa Universidade para Todos (ProUni).
Joaquim Neto vai apresentar um plano de trabalho ao ministro ainda em janeiro. “A estrutura técnica das avaliações educacionais, montada pela gestão anterior, vai permanecer; o que vamos fazer é avançar”, destacou o presidente. Além das avaliações em todos os níveis da educação, o Inep é responsável pelas estatísticas educacionais brasileiras, como o censo da educação básica e o da superior.
Neto é professor titular da Universidade de Brasília. É graduado em física e mestre na mesma área pela própria UnB; doutor pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca; e fez pós-doutorado no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos. Em 1998, trocou a física molecular pelas pesquisas sobre avaliações educacionais.
Assessoria de Comunicação Social
Fonte: MEC (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14830)
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular