A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), realiza até dia 30, uma mostra sobre o sistema de linguagem para cegos, em comemoração ao bicentenário do nascimento de Louis Braille e do dia do Deficiente Visual, celebrado em 13 de dezembro.
A exposição, montada no hall de entrada da biblioteca, possui um vasto material em Braille, que permite a acessibilidade do deficiente visual ao mundo das artes e da cultura. Entre as peças expostas estão blocos mágicos, jogos de xadrez, calculadora de voz, livros digitais e em Braille, livro falado (gravado em MP3) e em destaque um capítulo da Bíblia e a biografia do poeta joseense Cassiano Ricardo, que foi editada em braille pela FCCR.
Todo o material exposto faz parte do acervo da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo e está disponível para uso dos deficientes visuais.
Braille é um sistema de leitura com o tato para cegos, inventado pelo francês Louis Braille. O método aproveita-se da sensibilidade do ser humano, a capacidade de distinguir na polpa digital, pequenas diferenças de posicionamento entre dois pontos diferentes, permitindo a leitura e a interpretação de textos, desenhos, arte e números.
A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo fica na Rua 15 de Novembro 99, Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3921-6330. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h e aos sábados das 8h15 às 13h. Entrada franca.
Leia mais notícias: FCCR - Fundação Cultural Cassiano Ricardo
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular