A música é um importante recurso no processo de aprendizagem da língua portuguesa por parte de estrangeiros, revela um estudo realizado pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
O estudo analisou a interpretação de 256 letras de canções do compositor Chico Buarque por um grupo de 25 estudantes estrangeiros entre 2000 e 2005.
"O vocabulário de obras literárias pode ser um impedimento para um estrangeiro que começa a estudar a língua portuguesa", disse à Agência Lusa a pesquisadora Lúcia Maria Barbosa.
"A música, por outro lado, permite uma abertura maior para quem nunca estudou português", afirmou a responsável pelo estudo, que se transformou numa tese de doutorado pela Universidade Paris 8, na França.
O trabalho "Opacidade e transparência léxico-cultural na aprendizagem do Português Língua Estrangeira no Brasil: letras de música como instrumento de mediação linguística e cultural" foi baseado na experiência da pesquisadora com o ensino do idioma para estrangeiros, atividade realizada na universidade paulista desde 1995.
Por meio de um questionário aplicado ao grupo de estudantes estrangeiros, Barbosa solicitou a cada participante que interpretasse as letras das canções. "Partimos da hipótese de que as dificuldades maiores se apresentavam no momento de se interpretar palavras e expressões de sentido cultural mais amplo, cuja definição nem sempre está nos dicionários", disse.
Participaram do estudo, falantes de idiomas estrangeiros próximos e mais distantes do português, como espanhol, francês, inglês, russo, ucraniano e árabe.
"Percebi que as letras das canções eram um suporte significativo para a compreensão de aspectos linguísticos e culturais", frisou.
Ela também destacou que as músicas oferecem ainda a possibilidade de os estrangeiros apreenderem significados culturais compartilhados pelos falantes do português.
"É importante que um estrangeiro reconheça esses elementos culturais para transitar melhor pela língua, e o Brasil tem uma força musical importante que não pode ser subestimada", concluiu.
Fonte: Uol Educação (http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/07/22/ult5771u138.jhtm)
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular