A Escola Estadual Professora Elyzabeth de Mello Rodrigues, em Sumaré, São Paulo, inovou e trocou o tradicional sinal sonoro por músicas escolhidas pelos próprios estudantes. Caixas de som espalhadas pela escola transmitem as canções três vezes ao dia: na hora da entrada, no intervalo e na saída das turmas.
A ideia dessa mudança veio da direção da escola em parceria com a APM (Associação de Pais e Mestres) há cerca de um ano. Segundo a diretora da escola, Aparecida Antonia Bertazi Deloto, o objetivo é levar o mundo dos jovens para a escola.
No caso das trilhas temáticas, estão sons tocados nas festas juninas, por exemplo. Quando uma turma está aprendendo sobre folclore, os professores estimulam os alunos a fazer pesquisas sobre o tema para depois transmitir a nova seleção musical aos colegas e funcionários.
Cerca de 740 alunos, de 1ª a 4ª séries, participam da iniciativa. O sucesso do projeto chegou à Câmara Municipal de Sumaré que aprovou um projeto de lei para também implantar a novidade nas escolas municipais.
Fonte: Terra (http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI3873141-EI8266,00-Escola+de+Sao+Paulo+troca+sinal+tradicional+por+musica.html)
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular