As ilustrações do desenhista Ricardo Ferraz farão parte, por tempo indeterminado, das palestras voltadas à inclusão de pessoas com deficiência realizadas pela ONU – Organização das Nações Unidas, em todo o mundo.
Há quase três décadas, o artista de 57 anos usa seus desenhos para chamar atenção à causa. “A arte foi um importante instrumento de reflexão nessa longa jornada, no combate ao preconceito. Passei a produzir cartuns enfocando a questão e deixava bem claro que a proposta não era generalizar, nem dramatizar. Mas fazer cócegas na sensibilidade” diz Ferraz, que teve poliomielite aos cincos anos de idade.
Sua obra é mundialmente conhecida, presente em jornais e revistas do Brasil, Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Argentina, entre outros países. Por aqui, atualmente, ele empresta seu talento para o site Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br), que pertence a Vitae Futurekids, empresa que desenvolve projetos educacionais voltados também para a inclusão de alunos com deficiência na rede pública de ensino, em vários municípios do país.
No portal ele escreve para a coluna Aprender com as Diferenças e participa ativamente da Campanha Acesso de Humor – www.planetaeducacao.com.br/acessodehumor.
Seus cartuns se apresentam como um presente para os leitores do Planeta Educação, vale a pena conferir.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular