As escolas e livrarias brasileiras receberão em 2010 livros didáticos com as novas regras de ortografia propostas pelo acordo firmado entre a Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Por isso, como forma de capacitar os educadores, a Secretaria de Educação de Bauru preparou um CD para explicar as mudanças ortográficas a todos os professores da rede municipal. O trabalho foi desenvolvido com o apoio da Planeta Educação, empresa especializada em informática educacional, que já desenvolve no município o projeto de educação digital denominado "Click Inclusão".
O CD acaba de ser enviado a cada escola da rede municipal, acompanhado de uma circular, explicando a necessidade de professores e alunos entrarem em contato com as mudanças ortográficas. Os CDs poderão ser utilizados, inclusive, pelos professores nos laboratórios de informática das escolas, a partir do segundo semestre.
"O CD representa um modo prático e atrativo para familiarizar professores e alunos com as novas regras da escrita. Esse esforço decorre também de interpretações equivocadas do acordo ortográfico que poderiam causar muita confusão. Além disso, o CD traz um estudo profundo da língua portuguesa, com módulos que tratam da estruturação silábica, de encontros vocálicos e consonantais, regras de acentuação e até mesmo regras de ortografia não alteradas pelo acordo. Conta ainda com mais de 1.500 exemplos que relacionam nossa língua, história e culturas que nos influenciaram", explica Nivaldo Aranda, Educador da Rede Municipal de Ensino de Bauru.
A Secretaria Municipal da Educação estabeleceu como meta para 2009 familiarizar toda a rede municipal de ensino com as regras ortográficas. Por isso, está promovendo também cursos de atualização da língua portuguesa, utilizando como base esse CD. Cerca de 70 professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e 20 profissionais da Secretaria e de apoio nas escolas já participaram das aulas. Outras turmas serão abertas no segundo semestre.
"Preferimos não abordar as 20 bases do novo acordo ortográfico de forma seqüencial. Optamos por observar o que de fato foi alterado para os brasileiros, de forma prática. Com o CD, os participantes dos cursos não precisam fazer extensas anotações, nem receberão um calhamaço de regras. Preferimos produzir, com os recursos da informática, um material em PowerPoint, fácil de manusear e que pode muito bem ser empregado na sala de aula ou nos laboratórios de informática que a rede municipal dispõe", conclui Nivaldo Aranda.
O CD foi uma forma de colocar as regras na íntegra, com exemplos concretos sobre o que muda e o que permanece na grafia das palavras. Considero um Guia Didático, diz Patrícia Mattioli, coordenadora do projeto Planeta Educação em Bauru.
Graças ao projeto Click Inclusão - uma parceria da empresa Planeta Educação e da Secretaria de Educação de Bauru -, hoje todas as 15 escolas municipais de Ensino Fundamental estão conectadas à WEB. São mais de 200 computadores colocados à disposição de professores e alunos, nos Pólos de Informática, equipados com títulos de Softwares Educacionais diferenciados. Os estudantes têm um novo caminho de aprendizagem, com aulas diferentes que utilizam jogos, imagens, leituras e novas descobertas.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular