Os deputados aprovaram ontem (22), em terceira discussão, o projeto de lei 462/08 que propõe o uso de merenda orgânica nas escolas estaduais. Junto também foi acatada a emenda proposta pelo deputado Marcelo Rangel (PPS) que sugeriu que além de orgânica a merenda deve conter alimentos funcionais. O projeto já havia recebido pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça e da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia.
De autoria dos deputados Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e Luciana Rafagnin e Elton Welter, ambos do PT, o projeto deve beneficiar mais de 500 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio de 2.110 escolas existentes no estado. Cheida acredita que a proposta pode ajudar a melhorar a saúde dos estudantes paranaenses, mas também preservar a saúde dos agricultores e o meio ambiente.
Os alimentos orgânicos são produzidos sem agrotóxicos e os alimentos funcionais são aqueles que além das funções nutricionais básicas produzem efeitos metabólicos e fisiológicos que trazem benefícios à saúde. Entre eles estão cebola, brócolis, semente de linhaça, peixes, leite fermentado, azeite, alho, aveia e milho.
De acordo com o projeto 462, a merenda escolar orgânica deve ser 100% livre de agrotóxicos em toda a cadeia produtiva. Sua implantação deve ser feita de forma gradativa, de acordo com as condições e cronogramas elaborados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Segundo o Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura (Seab), existem no Paraná 5.300 produtores de orgânicos no estado. A safra de 2006/2007 foi de 107 mil e 230 toneladas, 103 mil e 230 toneladas a mais do que a registrada em 1996/1997, quando foram produzidas 4 mil toneladas de alimentos orgânicos. (Nota 10)
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular