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Crianças do Morro dos Macacos começam a aprender inglês na própria comunidade - 06/05/2009 14:50:06

Aulas acontecem no Centro Cultural da Criança, que funciona há três anos na comunidade de Vila Isabel

Cerca de 300 crianças de quatro a onze anos, moradoras do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, zona norte do Rio, começam esta semana a participar do projeto "Mostre a sua Língua", desenvolvido no Centro Cultural da Criança (CCcria), que funciona dentro da própria comunidade. 

A iniciativa pioneira é da Futurekids do Brasil – empresa especializada na implantação de projetos educacionais inovadores -, que firmou uma parceria com o EWAS (English with a Smile) de Israel. De acordo com a metodologia do EWAS, desenvolvida pelos professores Joel Tal e Gadi Bossi (ambos PhD no ensino de língua inglesa), as crianças vão aprender inglês brincando e falando a língua, em situações contextualizadas que permitem a relação da vida do aluno com o aprendizado.

"As crianças podem assistir às aulas até mesmo todos os dias, se quiserem. São elas que definem. Devido à filosofia de ensino utilizada no projeto, o protagonismo infantil, os alunos têm autonomia para escolher os dias de frequência", explica Simone Sanaiotte, consultora em língua inglesa da Futurekids.

O projeto se diferencia por dar oportunidade às crianças de aprender inglês de um modo inovador, seguindo modelos que já dão certo em outros países, como a Coreia e Israel. O EWAS está presente em todas as escolas públicas desses países, onde o objetivo é tornar o inglês uma segunda língua falada por todos.

No CCcria, do Morro dos Macacos, a criança tem autonomia para escolher as atividades das quais quer participar. O protagonismo acontece em todas as ações. Com o projeto de inglês não foi diferente. "Foi uma demanda das próprias crianças. Curiosamente, a ideia surgiu a partir da visita ao Centro de uma australiana, que provocou muita curiosidade por causa de sua "língua estranha". As crianças começaram a fazer perguntas, até que uma delas disparou: "Me mostra sua língua? Daí surgiu inclusive o nome do projeto", lembra Jovelina Ceccon, do CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular - uma ONG com participação ativa no CCcria.

"Unir a filosofia do protagonismo infantil com a metodologia EWAS trará grandes frutos e oportunidades para a comunidade. Nos dias de hoje, aprender inglês não é só questão de conhecimento cultural, mas sim de inclusão social e acesso a mais oportunidades. Além das 300 crianças diretamente envolvidas no projeto, existem também pessoas atingidas indiretamente: os amigos, a família. Sendo o Rio uma cidade que respira turismo, todos se beneficiarão pelo contato com a nova língua", conclui Simone Sanaiotte.

O CCCria, fundado em 2006, abriga meninos e meninas de 4 a 11 anos, que já começaram a frequentar a escola, mas não têm onde ficar quando estão fora da sala de aula - e seus pais trabalhando. É na prática um espaço privilegiado que no dia a dia tem valorizado a cultura, a arte e a educação, mantendo ocupadas as crianças do morro, que têm à disposição biblioteca e brinquedoteca, além de atividades conduzidas por educadores nas salas de vídeo, de artes, de música, de expressão corporal e agora também na sala de inglês. Através de outro projeto da Futurekids, o "Pequeno Cidadão Digital", por exemplo, são oferecidas aulas de informática com apoio de variados recursos como a Internet e softwares educacionais.

O CCcria é o resultado de uma parceria envolvendo o CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular; a Associação local CEACA Vila – Centro Comunitário Lídia dos Santos; a Fundação Bernard Van Leer e a Futurekids do Brasil.

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