Notícia
Professores da Educação Infantil de Guaratinguetá iniciam programa de formação em Matemática - 28/04/2009 15:04:36

Objetivo é melhorar a prática pedagógica do educador em matemática

A matemática ainda é vista na escola como uma matéria difícil. A maioria dos alunos diz que não entende ou não gosta da disciplina. Por isso, mesmo depois da educação infantil e de quatro anos de ensino fundamental, muitas crianças chegam à quinta série com dificuldades em matemática.

Em Guaratinguetá, a Prefeitura está mudando esse quadro. Desde o ano passado, a matemática está sendo ensinada de um jeito diferente nas escolas municipais da cidade. Por meio do Programa Matemática Descomplicada, implantado pela empresa Planeta Educação - especializada em projetos educacionais -, os estudantes aprendem a matéria de forma lúdica e prazerosa, com o apoio de jogos e problemas relacionados ao dia a dia do aluno.

Mas, para que os resultados apareçam, é preciso também requalificar o professor, mostrando como ensinar a matemática de forma criativa e mais eficaz. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Planeta Educação, está iniciando um curso de formação para educadores, com o tema "A Matemática no Contexto da Educação Infantil".

Ministrado pela Professora Mestre Maria Angélica Gomes Maia, a formação contará com a participação de 40 professores da educação infantil da rede municipal de ensino de Guaratinguetá. Serão dez encontros até 1º de julho, que acontecerão todas as quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Guaratinguetá. Entre os temas que serão abordados podemos elencar: o ensino da aritmética e geografia e estratégias de ensino e aprendizagem através de situações do cotidiano, jogos e problemas matemáticos.

"As dificuldades encontradas por alunos e professores em torno da matemática são muitas e conhecidas. Por um lado, o aluno não consegue entender o que é ensinado pelo professor através do método convencional. O professor, por outro lado, consciente de que não consegue alcançar resultados satisfatórios junto a seus alunos, tem também dificuldades de, por si só, repensar o seu fazer pedagógico. Por isso, é fundamental a realização de cursos de formação de professores, como esse", conclui Elisete Baruel, consultora pedagógica da Planeta Educação.

Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)