O enriquecimento da prática pedagógica por meio dos recursos tecnológicos e da Internet, que já é comum em grandes centros urbanos, começa a se tornar realidade nas escolas do Piauí. O primeiro passo foi a implantação, no Estado, do Programa Aluno Monitor, da Microsoft, encampado pela Secretaria Estadual de Educação.
O programa tem como objetivo promover a formação de professores tutores e alunos monitores, em conceitos básicos de tecnologia para que, em uma segunda etapa, eles possam orientar as aulas nos laboratórios de informática das escolas, bem como disseminar esses conhecimentos para todos os educadores e estudantes da rede pública estadual.
A Planeta Educação, empresa especializada em informática educacional, parceira da Microsoft Brasil, é a responsável pela implantação do programa no Piauí e acaba de concluir a primeira fase da formação de 67 professores tutores no Estado, através de aulas presenciais e à distância, iniciadas em dezembro passado. Vindos de várias cidades, esses professores participaram de encontros no Núcleo de Tecnologia da Educação (NTE), da Unidade Escolar Paulo Ferraz, em Teresina, e complementaram sua formação com aulas on-line.
No início de maio, começará a segunda etapa do projeto. Nesta fase, os tutores formarão os quase 1.500 alunos monitores inscritos, que depois terão a missão de multiplicar os conhecimentos adquiridos. De acordo com a pedagoga da Planeta Educação, Antonietta Soares do Prado, formando inicialmente os professores tutores, as escolas participantes do programa têm agora maior autonomia para ministrar o curso junto aos alunos monitores. “A expectativa é que o curso de formação de educadores e técnicos da Secretaria da Educação auxilie no uso efetivo das tecnologias de informação, com a multiplicação do conhecimento ao aluno que depois atuará como monitor”, destaca.
"O Aluno Monitor será a peça-chave para a inclusão digital nas escolas da rede estadual do Piauí. O programa está trazendo uma contribuição valiosa para muitas escolas, pois vai abrir a porta dos laboratórios de informática para um aprendizado mais abrangente, com o auxílio do computador. Com essa ação, gestores, professores, funcionários, alunos e comunidade passam a usufruir de uma tecnologia já disponível, mas, muitas vezes, subutilizada ou mesmo abandonada. Com isso, a Educação, em nosso Estado, terá um salto de qualidade que refletirá na melhor formação de nossos jovens estudantes", conclui a coordenadora de Tecnologia Educacional da SEDUC, Alzira Filha.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular